Quem são as Testemunhas de Jeová e no que acreditam?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A religião Testemunhas de Jeová foi fundada nos Estados Unidos no fim do século 19, sob o comando de Charles Taze Russell, e é sediada em Nova York. Apesar de ser baseada em princípios cristãos, o grupo acredita que as igrejas cristãs tradicionais se afastaram dos ensinamentos bíblicos e não estão em harmonia com Deus.

A bíblia das Testemunhas de Jeová possui uma versão particular chamada de “Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas”. Essa versão das Sagradas Escrituras nunca deve ser usada por um católico.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

Sobre o consumo de álcool, há uma vertente que veta a ingestão e outra que condene apenas os excessos. No Espiritismo, são as pessoas com dom de mediunidade (capaz de falar com espíritos) que não devem consumir carne vermelha nem álcool.

Decisão: Testemunha de Jeová não pode receber transfusão de sangue forçada. Um dos preceitos seguidos pelos Testemunhas de Jeová em sua religião é o de que introduzir sangue no corpo pela boca ou pelas veias viola as leis de Deus, pois, segundo eles, o procedimento contraria o que está previsto nas passagens bíblicas.

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.

O Natal é a festa maior do cristianismo, mas nem todos os cristão o celebram. As Testemunhas de Jeová, por exemplo, não acreditam que Jesus Cristo tenha nascido a 25 de Dezembro e dizem que a própria Bíblia dá essa pista.

O que é Jeová:
Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico.

A diferença mais evidente é da CNBB e Testemunhas de Jeová com a a versão da SBB. Isso influencia na oração do Pai-nosso. De fato, os católicos não dizem o pedaço que se encontra entre colchetes, enquanto que os protestantes terminam com essa frase presente na versão da "Tradução na Linguagem de Hoje".

A religião Testemunhas de Jeová foi fundada nos Estados Unidos no fim do século 19, sob o comando de Charles Taze Russell, e é sediada em Nova York. Apesar de ser baseada em princípios cristãos, o grupo acredita que as igrejas cristãs tradicionais se afastaram dos ensinamentos bíblicos e não estão em harmonia com Deus.

Porquê? Porque os encarregados de educação que são Testemunhas de Jeová não deixam os seus filhos cantar o hino nacional, dado que o seu credo lhes interdita 'adorar símbolos, figuras ou pessoas estejam elas vivas ou mortas'.

O casamento é celebrado em uma sala de audiência, por um Juiz de Paz. É preciso que duas pessoas, no mínimo, estejam presentes como testemunhas. Podem escolher masi testemunhas, tendo em mente que, geralmente, são quatro.

O ensino de que a Bíblia proíbe o cristão de comemorar aniversários, conforme ensinado por alguns, não possui embasamento. Vemos, por exemplo, o nosso Jesus fazendo parte de uma festa de casamento em João 2, o que nos prova que nosso Salvador não é contra o cristão se alegrar.

As Testemunhas de Jeová não fazem uso do sangue de nenhuma das formas. O ordenamento jurídico brasileiro não possui lei ou norma que obriguem um paciente a submeter-se à transfusão sanguínea e tampouco que obriguem um médico omitir-se diante da vontade de tal paciente.

As Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia proíbe a ingestão de sangue e que os cristãos não devem aceitar transfusões de sangue ou doar ou armazenar seu próprio sangue para transfusão. A crença é baseada em uma interpretação da escritura que difere da de outras denominações cristãs.

J.P., no entanto, por seguir os preceitos da associação religiosa Testemunhas de Jeová, não aceitou o tratamento. De acordo com a Igreja, a bíblia proíbe os cristãos de aceitar sangue por ser algo sagrado, que representa a vida. Veda a transfusão, assim como ingerir alimentos com sangue.

Rússia proíbe Testemunhas de Jeová

Segundo as Testemunhas de Jeová, o sangue é considerado “líquido que circula no sistema vascular dos humanos e da maioria dos animais multicelulares, suprindo nutrientes e oxigênio de todas as partes do organismo”. Consequentemente, tem objetivo de levar embora resíduos e desempenha função de proteção contra infecções.