Quem são as pessoas que têm mais chance de ter câncer?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Chance está ligada ao fato de as pessoas com maior estatura terem mais células, dizem pesquisadores. Pessoas altas têm um risco maior de desenvolver câncer, em parte porque elas têm mais células para que a doença se espalhe, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira.

O mapeamento genético consiste em um exame simples, realizado a partir da amostra de sangue ou saliva com material genético do paciente, para realizar o sequenciamento do DNA e identificar mutações genéticas que podem predispor o paciente a desenvolver câncer futuramente.

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Como prevenir o câncer
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Evitar o consumo de carnes ultraprocessadas. Evitar exposição ao Sol entre 10h e 16h. Evitar exposição à substâncias industriais.

Segundo a Dra. Heloísa de Andrade Carvalho, membro da Comissão Nacional Especializada em Ginecologia Oncológica da FEBRASGO, o câncer de ovário é o mais silencioso e difícil de se diagnosticar precocemente. “O aumento do volume abdominal é o principal sintoma desse tipo de câncer”, explica a doutora.

Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, que são os agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer no organismo, o que explica o porquê algumas dessas pessoas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

Qualquer pessoa corre o risco de desenvolver câncerVERDADE. Como a ocorrência do câncer aumenta com a idade, no entanto, a maioria dos casos acontece entre adultos de meia idade ou idosos.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.

Cada tipo de câncer possui sintomas distintos. Não há um sintoma característico de câncer que seja comum a todos os tipos. O que a maioria dos cânceres costuma manifestar são sinais e sintomas inespecíficos, como emagrecimento, cansaço, dor no corpo, etc., que podem ocorrer também em centenas de outras doenças.

Alguns tipos chamam a atenção por estarem relacionados às formas hereditárias, como câncer de mama triplo negativo, câncer de mama em homens, câncer de ovário, câncer colorretal (com ausência da expressão das proteínas MSH2, MLH1, PMS2 e MSH6), câncer gástrico do tipo difuso e tumores adrenocorticais em crianças.

Chá de gengibre: Diversas pesquisas apontam o gengibre como um destruidor de células cancerígenas, mais eficaz do que muitos medicamentos produzidos para o câncer. Sem possuir efeitos secundários para a saúde, a iguaria se torna um grande aliado para prevenir e reduzir os tumores.

O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de peso sem que esteja realizando uma dieta para perder peso ou exercícios intensos, cansaço frequente e dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

A única maneira de realmente fazer com que as células cancerosas morram de “fome”, é por meio dos medicamentos antiangiogênicos. Eles são utilizados no tratamento dos tumores sólidos, especialmente, metastáticos.