Quem são as Iyami Oxorongá?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Iyami Osoronga (Minha Mãe Feiticeira): o coletivo feminino na cosmogonia do Universo.

As feiticeiras mais temidas entre os Iorubas e no Candomblé são as Àjé e, para se referir a elas sem correr nenhum risco, diga apenas Eleyé, Dona do Pássaro.

Iyami Oxorongá é a dona da barriga e não há quem resista aos seus ebós fatais, sobretudo quando ela executa o Ojiji, o feitiço mais terrível.

Saudação: Aiye Toto Akamara! Vós que seguíeis os rastros do coração e do sangue do fígado.

Entre os iorubá, as Iyabas - as Orixás mulheres - são consideradas Mães Ancestrais, sendo a mais velha delas Nanã, que ocupa um lugar específico e sutilmente mantém sua ligação com as mais antigas Ìyámì, mostrando.

ÒSUN ABOTÔ também uma velha Oxun de culto antigo, ligada as Iyamís, feiticeira, carrega abebe e alfange, tem ligação com Nanã, Oyá de culto Igbalé.

Este estudo é fruto da iniciativa de discorrer acerca das nomenclaturas das divindades em três nações do Candomblé (Ketu, Bantu e Jeje).

Ifá: a testemunha do destino e o antigo oráculo da terra do yorubá.

É um orixá apenas assentado para ser cultuado pela comunidade, não é um orixá de iniciação, por ser uma energia ancestral aglutinada de forma coletiva. Representa todas as mães mortas e ninguém pode incorporá-las ou manifestá-las.

Babalorixá, conhecido como Pai de Santo, é o sacerdote das religiões afro-brasileiras. No feminino, é a Ialorixá ou Mãe de Santo.

Baba. O pai dos bebês é chamado de baba na língua iorubá. O pai, assim como a mãe, não é mais chamado pelo nome depois de ter um filho – quando Olamide nasceu, Akin foi reconhecido, na cerimônia de nomeação, como Baba Olamide, Baba Aburo e Baba Ikoko, além de todos os outros nomes que foram dados ao bebê.

Okê Oxossi ou Okê Arô
Cumprimentos voltados ao orixá Oxossi indicando “salve aquele que grita,” ou “Dê seu brado, majestade!”.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Sua saudação é “Odô iyá!”.

um filho que tem mãe — tem todos os parentes... — E eu não tenho por mim, ó minha mãe, ninguém!" Hermes Fontes estreia, em 1908, como livro. Apotheoses.

Entendo, com isto tudo, que a mãe biológica é a grávida que carrega o feto e passa pelo parto. A mãe genética é aquela que gerou o óvulo. Acrescento a isso, ainda, a mãe cultural. Mãe cultural é aquela que, após o parto, tem a responsabilidade legal (mas também moral e social) de cuidar, nutrir, transmitir cultura.