Quem sai aos seus não?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Esse ditado nos aconselha a seguir o que os pais e as pessoas mais próximas ensinam, pois assim é mais provável termos bons resultados na vida.

Mario Sergio Cortella

CBN - Mario Sergio Cortella - Academia CBN - 'Quem sai aos seus não degenera'

O ditado popular "Quem sai aos seus não degenera" é um dito antigo passado de geração para geração e significa que aqueles que seguem os passos e ensinamentos dos seus pais, não se perdem, isto é, possuem uma boa vida longe de problemas.

9. Quem sai aos seus não degenera. Esse ditado nos aconselha a seguir o que os pais e as pessoas mais próximas ensinam, pois assim é mais provável termos bons resultados na vida.

“Eu digo 'quem disso fala, disso usa', mas na verdade o ditado é outra coisa”, brinca, referindo-se a “Quem disso usa, disso cuida”, que se refere à fama que as pessoas carregam por andarem na companhia de determinados grupos.

Significado: já ouviu a expressão "Se não tem tu, vai tu mesmo"? É mais ou menos por aí. A gente às vezes tem que se conformar com o que tem, ainda que isso não seja o ideal.

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

A expressão quer dizer que as pessoas devem reconhecer o seu lugar, sem se intrometer em assuntos alheios, dos quais não lhe compete. É o mesmo que dizer: "cuide de sua vida que eu cuido da minha".

Significado: Você deve se virar como puder, com os recursos que tem, para alcançar seus objetivos. Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino. Significado: Quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar.

2. Filho de peixe, peixinho é Expressão popular, usada quando o(a) filho(a) se parece muito com os pais em algum aspecto, seja o mesmo talento ou habilidade, seja na aparência.

Este é o caso de 'Deus ajuda quem cedo madruga'. Este provérbio teve origem em um fato observado na vida real. Se você acorda cedo e trabalha com afinco e dedicação, acredita-se que você se dará bem na vida. Do contrário poderá não realizar os seus sonhos e desejos.

1 – Quem tem boca vai a Roma
Aqui temos um ditado onde o erro é o acerto. A maioria das referências diz que o original deveria ser “Quem tem boca vaia Roma!” em referência a vaiar a cidade sede do império romano.

1. Quem desdenha quer comprar. Ditado popular empregado para dizer que muito desprezo pode ser sinal de desejo escondido. - A Maria é muito idiota.

Em boca fechada não entra mosquito. Em terra de cego, quem tem um olho, é rei. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Quando a gente quer expressar carinho e preocupação para com o outro aqui no RS a gente utiliza muito a expressão "te cuida".

É meio que familiar e inofensivo. Quase que um sinal de respeito. E ele ainda afaga seu braço para então dizer “te cuida”. Não é como se você também precisava dele para algo.

"Mais vale um pássaro na mão que dois voando: Significa que é melhor ter pouco que ambicionar muito e perder tudo. É tradição de antigos caçadores. Eles achavam melhor apanhar logo a ave que tinham atingido de raspão, antes que ela fugisse, do que tentar atirar nas que estavam voando e errar o alvo."

O que é Nada como um dia após o outro:
É uma injustiça cometida por alguma pessoa e esta insiste em continuar.

Mais por fora que surdo em bingo. Mais ansioso que anão em comício. Mais apertado que bombacha de fresco.

Ditados populares
Quem não chora não mama. Em boca fechada não entra mosca. Mais vale um pássaro na mão, que dois voando. Santo de casa não faz milagre.

Continuar lendo Quando usar sai ou sai?