Quem ronca vive mais?

Perguntado por: eferreira4 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 3 votos

Estudos anteriores já apontavam uma relação entre o ronco alto, principal evidência das chamadas apneia e hipopneia – o fechamento total ou parcial das vias respiratórias durante o sono, respectivamente –, e a redução da expectativa de vida, sobretudo por razões cardíacas.

De forma direta, o ronco pode, sim, contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Isso acontece pois, durante o ronco, ocorre o estreitamento das vias aéreas, diminuindo a concentração de oxigênio em partes importantes do corpo — como o coração e o cérebro — e o pior: durante as várias horas de sono.

Roncar normalmente não representa um problema sério para o roncador. Porém, médicos alertam para a banalização do hábito e defendem a procura de um profissional quando o barulho aparece, já que ele pode ser um indício de que há algo de errado com a sua saúde.

O ronco pode ser considerado normal, quando a pessoa está dormindo em decúbito dorsal (de costas), por exemplo, porque a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua cai um pouco para trás. Mas, é classificado como patológico, quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso.

Existe mais de um tratamento para ronco e a indicação do mesmo deve ocorrer após diagnóstico preciso de um otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono. Opções como cirurgias nas vias respiratórias, aparelho intra-oral e até mudanças de hábitos diários, podem colaborar para melhora do quadro.

Isso envolve costurar ou colocar uma bola de tênis na parte de trás do pijama do parceiro que ronca. Isso evitará que ele durma de costas, a posição mais comum para ronco. Em vez disso, por conta da bola, o parceiro será forçado a dormir de lado ou de bruços, onde é menos provável que ele ronque.

A cirurgia consiste, basicamente, na remoção das amígdalas e de um fragmento do palato mole, além de alguns pontos que abrem o espaço da faringe para prevenir a junção das estruturas que geram o ronco.

Como parar de roncar com remédios caseiros

  1. Eucalipto. O eucalipto funciona como um excelente descongestionante, e pode abrir suas vias nasais para que você respire melhor. ...
  2. Sálvia. ...
  3. Hortelã ...
  4. Soro fisiológico. ...
  5. Raiz de lótus. ...
  6. Gengibre. ...
  7. Soluções para o ambiente.

Muito se questiona se cirurgia para ronco é um caminho para se tratar esse distúrbio. E sim, cirurgias são caminhos que podem ser muito úteis no tratamento do ronco. Existem alguns tipos de cirurgias que podem ser muito úteis em casos de ronco e apneia.

Roncar não é normal! Roncos estão relacionados com doenças e distúrbios respiratórios do sono. O ronco, é caracterizado pela vibração das vias aéreas (principalmente da faringe), pode estar relacionado a problemas de saúde sérios, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Ronco é um som que ocorre quando se respira através da boca e do nariz enquanto se está dormindo. Ocorre quando há um turbilhonamento do ar que atravessa a orofaringe (região que fica na garganta atrás da base da língua), levando aos tecidos da boca, nariz e garganta a vibrar, provocando um efeito sonoro.

Travesseiro viscoelástico Contra Ronco – Perfetto
Projetados para pessoas que sofrem de distúrbios do sono como ronco e apneia do sono.

O que fazer

  1. Elevar a cabeceira da cama. ...
  2. Utilizar travesseiro anti-ronco. ...
  3. Evitar dormir de costas. ...
  4. Utilizar uma faixa anti-ronco. ...
  5. Usar um clip anti-ronco. ...
  6. Usar um adesivo nasal. ...
  7. Utilizar sprays nasais. ...
  8. Evitar tomar remédio para dormir.

Dormir de barriga para cima é a pior posição para quem ronca, já que tem mais chance da língua ir para trás e bloquear a garganta. – Sinusite ou rinite. Durante acessos de alergias, seu nariz fica bastante congestionado pelo que é natural respirar pela boca. Isso pode potencializar o ronco.

A melhor posição para que não ocorra uma obstrução de ar é de lado ou de bruços. Isso evita a obstrução das vias nasais e, por conta disso, a intensidade dos roncos diminui consideravelmente, nos casos não patológicos.

O Spray Extinguisher Oral Ronco Stop é um produto natural para ajudar a parar de roncar. Ele ajuda a reduzir e até eliminar o ronco não apneico, atuando na faringe, amígdalas, língua e nariz.

O tratamento mais eficaz para a apneia do sono é o utilizando o aparelho CPAP. A terapia que faz uso deste equipamento é indolor e segura. O aparelho atua por meio do envio de um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias.

Seu médico do ronco pode ser o otorrinolaringologista
Esse profissional vai diagnosticar a causa do ronco, para que possa tratar com os recursos ideais.

Neurologista

Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.

Eles possuem estruturas de viscoelástico que posicionam o indivíduo confortavelmente, de forma que a passagem do ar pela traqueia aconteça mais facilmente, permitindo que a coluna vertebral fique alinhada. Ao facilitar a respiração, o acessório reduz a ocorrência dos episódios de apneia do sono.