Quem ronca não descansa?

Perguntado por: cportela5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O barulho do ronco pode causar a fragmentação do sono, impedindo que o ciclo do sono chegue às fases mais profundas, em que o descanso é maior. Outra possível causa para o ronco é a apneia do sono.

Estudos anteriores já apontavam uma relação entre o ronco alto, principal evidência das chamadas apneia e hipopneia – o fechamento total ou parcial das vias respiratórias durante o sono, respectivamente –, e a redução da expectativa de vida, sobretudo por razões cardíacas.

O ronco e o cansaço podem ser sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). É um transtorno do sono caracterizado pela obstrução completa ou parcial, recorrente, das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em despertares frequentes que causam um sono fragmentado, de má qualidade e não reparador.

O ronco pode ser considerado normal, quando a pessoa está dormindo em decúbito dorsal (de costas), por exemplo, porque a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua cai um pouco para trás. Mas, é classificado como patológico, quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso.

Existe mais de um tratamento para ronco e a indicação do mesmo deve ocorrer após diagnóstico preciso de um otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono. Opções como cirurgias nas vias respiratórias, aparelho intra-oral e até mudanças de hábitos diários, podem colaborar para melhora do quadro.

De forma direta, o ronco pode, sim, contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Isso acontece pois, durante o ronco, ocorre o estreitamento das vias aéreas, diminuindo a concentração de oxigênio em partes importantes do corpo — como o coração e o cérebro — e o pior: durante as várias horas de sono.

Ronco pode interromper o sono e causar cansaço durante o dia
O barulho do ronco pode causar a fragmentação do sono, impedindo que o ciclo do sono chegue às fases mais profundas, em que o descanso é maior.

Quem dorme de boca aberta também tem tendência a roncar pois o ar não passa de maneira suave pela garganta e como todos sabem roncar não é só um problema para a própria pessoa, é extremamente frustrante para quem está ao lado. Travesseiros altos podem facilitar a abertura da boca.

5 táticas para se livrar do ronco

  1. Atividade física. Corrida, caminhada, natação… ...
  2. Postura e higiene do sono. Quem ronca já ouviu o apelo vindo do parceiro ou parceira para virar de lado. ...
  3. Aparelho intraoral. ...
  4. O CPAP. ...
  5. Cirurgia.

Os indivíduos diagnosticados com ronco ou apneia sabem o quanto esses distúrbios do sono são prejudiciais para a qualidade de vida.

Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência. Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido. As informações são do site The Huffington Post.

Clinomania é um distúrbio
Vontade de dormir. Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante. A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.

Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, diz o Dr. Somers. “Quando você está no terceiro semestre da gravidez e você dorme de costas, o útero comprime a veia cava inferior. Isso comprime o sistema arterial”, diz o Dr.

Seu médico do ronco pode ser o otorrinolaringologista
Se você sofre de alguma crise alérgica, obstrução nasal e acorda com a boca seca, agende uma consulta com o otorrino.

Exercícios para evitar ronco
Eleve a parte de trás do céu da boca e a úvula (conhecida popularmente como “campainha”) enquanto diz a vogal “A”; – Posicionar o dedo na parte interna da bochecha entre os dentes e pressione a bochecha para fora (cada lado da boca);

Isso envolve costurar ou colocar uma bola de tênis na parte de trás do pijama do parceiro que ronca. Isso evitará que ele durma de costas, a posição mais comum para ronco. Em vez disso, por conta da bola, o parceiro será forçado a dormir de lado ou de bruços, onde é menos provável que ele ronque.

Tipos/ classificação
O ronco pode ser classificado em três níveis de acordo com a intensidade do ronco (I-III), que vai de ronco ocasional (I) a ronco que pode ser ouvido do lado de fora do quarto (III).

Como parar de roncar com remédios caseiros

  • Eucalipto. O eucalipto funciona como um excelente descongestionante, e pode abrir suas vias nasais para que você respire melhor. ...
  • Sálvia. ...
  • Hortelã ...
  • Soro fisiológico. ...
  • Raiz de lótus. ...
  • Gengibre. ...
  • Soluções para o ambiente.

Segundo Paiva, para evitar o ronco é possível mudar alguns hábitos, como dormir de lado, perder peso, evitar bebidas alcoólicas, tabaco, calmantes e relaxantes musculares e não fazer refeições pesadas antes de dormir.