Quem revolucionou o rap?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock são os Racionais MC's e marcaram a história da música popular brasileira e a identidade do Hip Hop nacional, fazendo parte da trajetória da juventude negra e periférica dos anos 90.

Grandmaster Flash. Sugarhill Gang, o trio que gravou Rapper's Delight, que é considerado o primeiro Rap. Já em 1980, o Rap começou a se misturar com outros estilos musicais, incluindo Rock e Soul. O primeiro álbum brasileiro exclusivo de rap foi a coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua", lançada em 1988.

Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP.

Wu-Tang Clan

O Wu-Tang Clan tem três álbuns de platina entre seus oito lançamentos. Em 2008, a About Magazine os classificou como “O maior grupo de hip-hop de todos os tempos”. A Rolling Stone chamou o Wu-Tang Clan de “o melhor grupo de rap de todos os tempos”.

O gênero musical se consolidou nos anos 2000 com o produtor musical, compositor e empresário americano, DJ Paul, que utilizava uma caixa Roland TR-808, para fazer experiências sonoras com a finalidade de criar efeitos distorcidos.

Eminem

Eminem: o deus do rap.

O Rap chegou ao Brasil no final dos anos 1980, com grupos de periferia que se reuniam na Galeria 24 de maio e na estação São Bento do metrô de São Paulo onde "JR Blaw", padrinho do grupo "Rota de Colisão" que nasce em 1990, uns dos primeiros a defender o Hip Hop na Praça São Bento, lugar onde o movimento punk começava ...

O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu nos anos 1980, dos encontros na rua 24 de Maio e no Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como por exemplo Thaíde, DJ Hum, Racionais MC's, Rappin Hood.

L7nnon se mantém no topo há um ano consecutivo com mais de 9,900 milhões de ouvintes mensais. A cada dia que passa podemos ver que o rap nacional está ganhando cada vez mais seu reconhecimento, e hoje em dia é comum ver algum artista se destacando em meio aos outros estilos musicais.

Os rappers mais famosos da história são representados por nomes próprios, como Tupac Shakur, Eminem, Jay Z ou Lil Wayne, mas há muitos mais que deixaram sua marca nesse gênero musical.

E, se você quer saber onde e como surgiu o Rap, tudo indica que isso aconteceu no Bronx, em Nova Iorque.

Tendo seus primeiros registros conhecidos, datados de 1986, o RAP brasileiro surgiu nas periferias de São Paulo, como uma junção entre hip-hop e funk, e ao longo do tempo, foi se incorporando ao pop-rock e outros estilos musicais.

Eduardo Bastos

Qual é o rei do trap? Eduardo Bastos No show business o nome de Eduardo Bastos circula como o 'Rei do TRAP'. Há sete anos ele fundou a Best Produções e hoje, em sociedade com o cantor Hungria, está abrindo uma rede de Gastrobar com sua primeira filial em Formosa/GO.

Marshall Bruce Matters III, o Eminem, figura nas listas dos maiores de todos os tempos e já estampou capas de revistas especializadas, como a Billboard, diversas vezes. Ele é o artista masculino que mais vendeu discos na década de 2010 e o rapper que mais vendeu álbuns na história.

1 Kanye West. Kanye West se tornou o rapper mais rico do mundo em 2021, com um patrimônio líquido de cair o queixo de cerca de US $ 6,6 bilhões. Ele também é atualmente o artista afro-americano mais rico da indústria musical. Ele teve cerca de 69 indicações ao Grammy e ganhou 21 vezes.

MD Chefe, Filipe Ret, L7nnon, MC Cabelinho, Poze do Rodo, Xamã e Matuê são alguns dos nomes do cenário do trap/rap que todo mundo deveria conhecer.

O coletivo paulistano Recayd Mob se consolidou com a faixa Plaqtudum, de 2018, cujo clipe conta com mais de 100 milhões de visualizações no YouTube. Conheça os 5 Artistas mais ouvidos de Trap no Brasil na atualidade: É fato: o trap superou o sertanejo! Recentemente, se tornou o gênero mais escutado no Spotify Brasil.