Quem reveste o coração?

Perguntado por: ejesus5 . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O coração é revestido por uma membrana que garante a sua posição ideal para bater de forma eficiente. Essa membrana recebe o nome de pericárdio, uma estrutura fibro-serosa em forma de saco que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos sanguíneos.

O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.

Histologicamente, o coração tem três camadas de tecido: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio.

O pericárdio é uma membrana dupla, semelhante a um saco, que envolve e protege o coração e as raízes dos vasos, separando-os de outras estruturas anatômicas que ocupam o mediastino (parte central da região torácica situada entre os pulmões, o esterno, a coluna vertebral e o diafragma).

Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.

Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.

Miocárdio. O miocárdio é a camada média e mais espessa do coração. É formado por tecido muscular estriado e responsável pelas contrações do coração. Essa condição permite que o coração possa realizar a sua função propulsora do sangue.

A parede do coração é formada por três camadas distintas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa e reveste superficialmente o órgão. O miocárdio, por sua vez, está localizado logo abaixo do epicárdio e é formado por tecido muscular estriado cardíaco.

O epicárdio (fina camada de tecido conjuntivo) é o folheto visceral do pericárdio e serve de apoio para uma camada de epitélio pavimentoso simples (mesotélio) que cobre externamente o coração. O tecido adiposo que envolve o coração se acumula nessa camada.

O coração é revestido pelo:

  • Pericárdio (pericárdio fibroso e pericárdio seroso), a camada mais externa que protege o coração;
  • Epicárdio;
  • Miocárdio, é a camada média e a mais espessa do coração, composto de músculo estriado cardíaco;
  • Endocárdio: é a camada mais interna do coração.

Função do tecido conjuntivo
A primeira delas é justamente a conexão entre diferentes partes do corpo humano como órgãos e sistemas. Outra muito importante é o transporte de substâncias necessárias para o funcionamento do organismo.

Qual a função do endocárdio? O endocárdio reveste o interior das cavidades cardíacas. Isto significa que a sua composição é semelhante, por exemplo, ao revestimento interno dos vasos sanguíneos.

nervos frênicos

A inervação do pericárdio é regulada por vários diferentes ramos, incluindo os nervos frênicos, que dão fibras sensitivas que controlam a sensação da dor, e os troncos simpáticos, que levam fibras vasomotoras.

Líquido pericárdico é o líquido seroso segregado pela camada serosa do pericárdio na cavidade pericárdica.

O miocárdio é a parte média da parede do coração. A porção mais interna se chama endocárdio e a mais externa pericárdio. O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração.

O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.

Existe o septo atrioventricular, um septo horizontal que divide o coração em porções superiores (átrios) e inferiores (ventrículos). Já o septo interatrial representa um septo sagital que divide a porção superior do coração em duas câmeras, ou seja, dois átrios (direito e esquerdo).

As válvulas tricúspide e bicúspide fecham-se, impedindo o refluxo de sangue do ventrículos para os átrios.

Os dois Átrios encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.

A aorta é uma das maiores e mais importantes artérias do corpo humano responsável por levar oxigênio para todo o organismo. Dela derivam todas as outras artérias, com exceção a pulmonar.

Artéria Aorta
É a maior artéria do corpo. Sai do ventrículo esquerdo e transporta o sangue rico em oxigénio do coração para todos os órgãos do corpo.