Quem respira pela boca tem mau hálito?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O ato de respirar através da boca provoca o ressecamento da mesma, o que promove uma descamação excessiva de células da mucosa bucal, ou seja, uma descamação excessiva de “pele” dos lábios e bochechas, e essa “pele” acaba servindo de alimento às bactérias que são responsáveis pelo mau hálito.

Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas.

O que pode causar bafo? As razões são muitas. De higiene bucal inadequada e uso de cigarro até o consumo de alimentos de cheiro forte, infecções na boca e doenças.

O tratamento do mau hálito causado pela sinusite inclui o tratamento da sinusite subjacente. Isso pode incluir o uso de descongestionantes, corticosteroides nasais e antibióticos, dependendo da causa da sinusite.

O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.

As pastilhas de Pondicilina possuem ingredientes antissépticos, que combatem o mau hálito causado por microrganismos existentes na cavidade bucal. São recomendadas também para a profilaxia e tratamento das irritações da boca e garganta.

O exame de Halimetria é feito com um aparelho que detecta e determina a quantidade dos gases causadores do mau hálito. O exame é não invasivo, é confortável e realizado com coleta do ar exalado para dosagem dos diferentes compostos causadores do odor.

Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação bastante comum. Isso ocorre devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória. As células do nosso olfato rapidamente se acostumam a um odor, e se ele for constante, deixamos de senti-lo para assim perceber novos cheiros.

A criança que respira pela boca costuma ter uma face longa, com ossos da face menos definidos, mandíbulas pequenas e sorriso torto, o que pode provocar problemas de autoestima ou depressão.

A dificuldade para respirar pelo nariz pode levar à falta de ar, a problemas mais graves e preocupantes a longo prazo e até mesmo a sintomas como o desmaio. Isso acontece porque a respiração é essencial para o nosso corpo funcionar de forma saudável.

Respirar pela boca: tratamento
Ainda segundo o especialista, o tratamento tem como objetivo restabelecer a anatomia respiratória para que o paciente consiga usar o nariz corretamente para a respiração. “Dependendo do grau de obstrução nasal, a cirurgia é o tratamento mais indicado”, afirma o Dr. Arnaldo.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

Rinite não tratada pode levar ao ronco, apneia, asma e até mau hálito - 24/12/2019 - UOL VivaBem.

Outro sítio que pode ser a causa da halitose é o nariz, ocorrendo principalmente devido a quadros de sinusite. A existência de gotejamento pós-nasal pode levar ao acúmulo de substâncias mal cheirosas na base da língua.

As halitoses primárias são aquelas em que o ar expirado já traz dos pulmões o mau cheiro vindo da eliminação de substâncias ingeridas como alimentos aromáticos ou gordurosos, o álcool, o tabaco e alguns medicamentos.

Halitose genuína – subdividida em: – halitose fisiológica: causada por saburra lingual e pouca higiene bucal;- halitose patológica: intra-oral: exala odor pela cavidade oral; e extra-oral: pode apresentar ao mesmo tempo mau odor oral e nasal ou unicamente mau odor nasal.