Quem resgata animais na rua?

Perguntado por: upires . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Ong de adoção - O maltrato aos animais ainda é uma realidade, muitos sofrem abandono e ficam em uma situação vulnerável nas ruas, muitas das vezes passam fome e ficam doentes. Existem Ong's (Organização não governamental) que resgatam esses animais para garantir sua proteção e cuidados.

Afinal, como fazer o resgate de animais de rua?

  1. Ganhe a confiança do animal. ...
  2. Procure a ajuda de ONGs. ...
  3. Leve ao veterinário e busque um lar temporário. ...
  4. Encontre uma família para o animal. ...
  5. Apadrinhe um animal abandonado. ...
  6. Disponibilize água e comida. ...
  7. Divulgue nas redes sociais e entre os amigos.

Os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia. É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros.

SUIPA

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

Saúde e Proteção ao Animal Doméstico
Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de Urgência e Emergência, que seguem critérios médicos. Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação.

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

Bicho solto
Ainda segundo a lei 13.131/2001, os cães e gatos soltos nas ruas devem ser recolhidos. Os donos dos registrados são chamados ou notificados para retirá-los no prazo de cinco dias.

Os animais são removidos cuidadosamente por agentes especializados e encaminhados para castração, identificação por microchip, controle de parasitas (tratamento e prevenção – verminoses, sarna e outros), cuidados clínicos, coleta de material para vigilância de zoonoses (Febre Maculosa Brasileira e Leishmaniose) e ...

Levar em feiras de adoção é a forma mais rápida e eficaz de doar um animal. Entre em contato com os organizadores das feiras e peça para abrir um espaço para você levar o animal. Lembramos que, para isso, ele precisa estar castrado, vacinado e vermifugado!

O ideal é acionar o corpo de bombeiros (disque 193 de qualquer telefone) pois, além de tudo, podem haver fios elétricos em contato com a árvore onde o gato está preso.

Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo.

Em 2020, foi lançada uma Coordenação-Geral Nacional de Proteção e Defesa de Animais dentro Ministério do Meio Ambiente.

A Secretaria Nacional da Defesa e Proteção dos Animais defende uma relação saudável e humanizada da sociedade com a natureza, especialmente com os animais. O Solidariedade combate os maus-tratos em todas as suas formas, seja abandono, situação precária ou testes laboratoriais.

Já a diária de internação comum, com direito a soro, medicação, oxigênio nasal, medição de pressão e entre outros recursos custa R$ 768.

"Em casos mais graves que precisam de acompanhamento na clínica veterinária, a internação de um bicho de estimação pode custar, em média, R$ 120 por dia", diz Torres.

O profissional que cuida da saúde e do bem-estar de animais é o veterinário.

Contatos

  1. Contatos.
  2. 156 (escolher opção 2, em seguida opção 3)

“Em nível federal, a vedação a essa prática só se tornou norma com a Lei 14.228, de 20 de outubro de 2021. Com isso ficou proibida a eliminação de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos oficiais”, esclarece o advogado.

Presencial, via e-mail ou pelo telefone 156.

Conheça algumas delas.

  • 1 – AMPARA Animal (atuação nacional) ...
  • 2 – ONG Cão Sem Dono (SP/MG) ...
  • 3 – União de Proteção Animal em Salvador – UPAS (BA) ...
  • 4 – ProAnima – Associação Protetora dos Animais (DF) ...
  • 5 – Associação Protetora e Amiga dos Animais – ASPAAN (GO) ...
  • 6 – Associação Focinhos de Luz (RJ) ...
  • 7 – ONG Cão Sem Fome (SP)

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que, deixar qualquer animal de pequeno, médio ou grande porte, encontrado solto ou amarrado, nas vias e logradouros públicos é crime, causa acidente de trânsito e coloca vidas em risco!