Quem representa Santa Bárbara na Umbanda?

Perguntado por: uferrari3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na umbanda e no candomblé como Oyá. Hoje, 4 de dezembro, a igreja católica também celebra Santa Bárbara, a protetora contra os raios e trovões.

De acordo com o mesmo, Santa Bárbara é uma santa cristã que a igreja católica venera todos os anos, ela foi marte da fé cristã, enquanto Iansã é uma entidade dos nossos ancestrais africanos, que também é reverenciada e e cultuada pelo 'povo de santo'.

SANTA BARBARA

Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério.

Protetora contra raios, trovões, tempestades e mortes repentinas.

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na umbanda e no candomblé como Oyá. Hoje, 4 de dezembro, a igreja católica também celebra Santa Bárbara, a protetora contra os raios e trovões.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Além disso, Santa Bárbara é considerada a padroeira de todos os profissionais que lidam com o fogo, como bombeiros, e protetora contra tempestades e trovões.

Filha de Iemanjá com Oxalá, Iansã é irmã de Oxum, Obá e Oxóssi. Seu nome tem origem iorubá, sendo a contração da frase “Iyá omo mésàn” que significa mãe de nove filhos.

Ela é uma santa que gosta de samba de roda, de muita gente participando das suas devoções nas ruas, nos candomblés; ou ainda em cada tabuleiro, quando é lembrada nas tradições orais que mostram as preferências da santa-orixá pelas comidas feitas com muito dendê, as comidas de 'azeite'.

Na iconografia cristã Santa Bárbara é geralmente apresentada como uma virgem, alta, majestosa, com uma palma significando o martírio, um cálice como símbolo de sua proteção em favor dos moribundos e ao lado uma espada, instrumento de sua morte.

Para fazer a oração do amor de Santa Bárbara, você pode acender uma vela branca ou vermelha num quarto bem silencioso, aproveitando de toda a serenidade e mansidão da vida.

Instáveis e imprevisíveis
Os filhos de Iansã podem acordar de bem com a vida, bem-dispostos e felizes e na hora do almoço já estarem bravos e impacientes sem razão aparente. Uma hora estão doces e amáveis, na seguinte estão agitados e inquietos. Ora estão apaixonados, depois já estão planejando uma vingança.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Iansã quer dizer a mãe do céu rosado ou a mãe do entardecer. Oyá é conhecida como a rainha dos raios, senhora das tempestades, rainha guerreira e esposa de vários Orixás, especialmente Orixá Xangô e Orixá Ogum.

Santa Bárbara é católica e branca.

A imagem de santa Bárbara sofreu algumas variações ao longo do tempo e pode aparecer com alguns detalhes diferentes. Os mais comuns são a torre, a espada, o cálice e a palma. Outros atributos foram adicionados de acordo com a proteção que as pessoas atribuíam à santa.