Quem representa o Sol na Umbanda?

Perguntado por: lribeiro2 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ele representa o sol, a criação e a vida. Segundo a mitologia iorubá, Oxalá tentou criar os seres humanos com vários materiais, mas só conseguiu quando utilizou o barro. Representação no cristianismo: Jesus Cristo.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Ogum: orixá do trabalho, que protege os trabalhadores - o guerreiro. Oyá/Iansã: orixá dos ventos, das tempestades e dos trovões. Xangô: orixá da justiça, dos livros e da palavra. Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais.

Símbolo da luz, o Sol era considerado o norteador humano e em algumas tradições ele é uma manifestação divina, simbolizava o “Pai Universal”, aquele que rege e, portanto, é cultuado e adorado como um Deus. Algumas culturas, como a australiana, por exemplo, considera que o Sol seja o filho de Deus.

3. Os dois sinais representando o Sol e Lua significam que a entidade trabalha tanto na luz como atua nas sombras da noite.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Santa Bárbara

No âmbito sincrético, a mitologia de Iansã é usualmente associada à Santa Bárbara, divindade católica que foi morta pelo pai ao se converter ao cristianismo. Após a execução de Bárbara, um raio atingiu a cabeça de seu progenitor.

Omolu Obalua é filho da Orixá Nanã Buruque e do Orixá Oxalá, e irmão de Oxumaré. Devido a erros cometidos por Nanã ao confrontar Oxalá, Obaluaê nasceu cheio de feridas e sua mãe o abandonou para morrer na beira do mar.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares. Seu reino é o nosso mundo.

Logo, a pomba-gira é uma mulher extremamente perigosa sob o olhar da sociedade (MONTEIRO, 1985). humano dos Orixás, Exu acaba por ser o mais próximo das fraquezas e incertezas humanas, entretanto, a ele, cabe abrir as porteiras e os caminhos, as tronqueiras dos destinos dos homens.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Informações do produto

  • Trono da Fé- Oxalá e Orixá Logunã
  • Trono do Amor- Oxumaré e Oxum.
  • Trono do Conhecimento- Oxossi e Obá
  • Trono da Justiça- Xangô e Egunitá (ou Oro Iná)
  • Trono da Lei- Ogum e Yansã
  • Trono da Evolução- Obaluaê e Nanã
  • Trono da Geração- Omulu e Yemanjá

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

A luz do sol é o símbolo da plenitude do ser e da autêntica individualidade. O arquétipo do sol representa a forma como lidamos e expressamos nossa luz no mundo e em nossas relações. Está associado ao sucesso pela capacidade que ele tem de brilhar, de ser visto e por sua luz ter enorme alcance.

Significado do símbolo
Simbolicamente, o Sol é representado por um círculo com um ponto no meio. O ponto simboliza a nossa identidade e círculo, o espaço em que ocupamos. Ele está ligado ao arquétipo da consciência masculina, à energia yang e é regido pelo signo de Leão e pelo elemento fogo.

Exprime o Segundo Raio cósmico, energia do amor-sabedoria, e assim conduz cada partícula existente em sua esfera de ação.

A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade.