Quem representa o DETRAN judicialmente?

Perguntado por: dborges . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Dessa forma, os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal serão os únicos responsáveis pela representação judicial e pela consultoria jurídica das respectivas unidades federadas.

A Procuradoria-Geral Federal (PGF) é o órgão responsável pela representação judicial e extrajudicial das autarquias e fundações públicas federais, pelas respectivas atividades de consultoria e assessoramento jurídicos e pela apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades ...

O Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/SP é uma autarquia, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, regida pela Lei Complementar n° 1.195 de 17 de janeiro de 2013.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO
O que faz: Órgão atrelado à prefeitura municipal e subordinado ao DETRAN, é responsável pela administração, fiscalização e sinalização do trânsito da cidade.

Contran (Conselho Nacional de Trânsito): é o coordenador do SNT e órgão máximo normativo e consultivo federal. Ele tem como função estabelecer normas regulamentares para as leis de trânsito e elaborar diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

De acordo com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, a OAB é um serviço público independente, que não se sujeita à administração pública direta ou indireta, nem se equipara às autarquias especiais e aos demais conselhos de classe (REsp 1.423.825).

O representante legal é a pessoa física que representa a empresa diante da Receita Federal e de outras pessoas físicas ou jurídicas que ela venha a se relacionar. Ou seja, quando o titular é uma pessoa jurídica, uma empresa, o seu representante legal é sempre seu sócio, sócio-administrativo ou dono.

Autarquias

  • Banco Central do Brasil - BCB.
  • Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
  • Superintendência de Seguros Privados - Susep.
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc.
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro.
  • Sup.

Banco Central do Brasil (BACEN)

Neste caso, além de representar o Estado, os procuradores estaduais detêm igualmente a representação judicial das autarquias e/ou fundações estaduais. Do mesmo modo ocorre quanto aos Municípios e suas autarquias e fundações.

Segundo o portal da transparência da prefeitura de São Paulo: As autarquias são entes integrantes da chamada Administração Indireta – da qual também fazem parte as Empresas Estatais e as Fundações Públicas..., cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta”.

Secretaria da Fazenda - Governo do Estado de São Paulo.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é responsável por coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, fazendo com que haja a integração entre as suas atividades e a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

São competências do Detran. SP promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, o órgão produz estatísticas de trânsito e gerencia a autuação e a arrecadação de multas.

DENATRAN

DENATRAN, é o órgão máximo executivo federal do Sistema Nacional de Trânsito, tem autonomia administrativa, técnica e jurisdição sobre todo o território brasileiro.

No âmbito da União, o órgão executivo de trânsito é o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, cujo funcionamento é regulado pelo Regimento interno do Ministério da Infraestrutura, aprovado pela Portaria n.

JARI é a sigla da Junta Administrativa de Recursos de Infração. Cada órgão ou entidade executiva de trânsito ou rodoviário, tem pelo menos um Junta constituída, que é um órgão autônomo e colegiado responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra a decisão da autoridade do trânsito que impôs a penalidade.