Quem representa o atletismo no Brasil?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte no País. No plano mundial, a direção é da IAAF - sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo. Conheça as Categorias e as Provas Oficiais.

A World Athletics, entidade que comanda o atletismo mundial, divulgou um estudo intitulado “Painel de Mídia Social do Atletismo Mundial”, que foi encaminhado para todas as federações que são membras do órgão.

O destaque maior foi Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou sua primeira medalha de ouro.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi criada em 2 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, quando separou-se da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). A CBAt representa, além das 27 federações, mais de 500 clubes, 50 mil atletas, 3.525 árbitros e 840 treinadores federados.

A CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte no País. No plano mundial, a direção é da IAAF - sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo. Conheça as Categorias e as Provas Oficiais.

A prática do Atletismo no Brasil iniciou-se por volta de 1850 e, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, provavelmente foi inserida no território por marinheiros ingleses. Apesar de ser uma prática antiga, apenas nos Jogos de Paris, em 1924, o Brasil criou a sua primeira equipe de Atletismo olímpica.

Atletismo é uma modalidade esportiva que reúne uma gama de atividades como as corridas, saltos e arremessos. Trata-se de um dos mais antigos esportes do mundo, com vestígios de competições realizadas por civilizações antigas, como os egípcios e outras comunidades asiáticas.

Costuma-se classificar as provas de atletismo em dois grandes grupos: as de pista (corridas) e as de campo (saltos e arremessos). A esses grupos se soma um terceiro, constituído pelo decatlo e o heptatlo, que são disputas combinadas que incluem tanto provas de pista quanto de campo.

O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.

Principais modalidades do Atletismo

  • Corrida de Pista. A corrida de pista divide-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido) e longa distância ou de fundo. ...
  • Corrida de Obstáculos. ...
  • Corrida de Estafetas. ...
  • Salto em distância. ...
  • Salto em Altura. ...
  • Lançamentos.

Atletismo: conheça as diversas modalidades deste esporte olímpico

  • Provas de corrida: corrida rasa, corrida com barreiras e corrida com obstáculos;
  • Prova de revezamentos;
  • Prova de saltos;
  • Prova de arremesso e lançamentos;
  • Prova combinada;
  • Marcha atlética.

O atletismo é de suma importância para o desenvolvimento humano como um todo, além de ser a modalidade esportiva mais antiga já praticada pelo homem, são desenvolvidas nessa prática noções básicas de espaço e locomoção, como caminhar, correr, saltar, tendo assim, um amplo domínio sobre seu próprio corpo auxiliando no ...

Há 70 anos, Adhemar Ferreira da Silva entrou para a história do esporte nacional ao quebrar o recorde mundial do salto triplo e conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Helsinque, Finlândia.

Com 24 medalhas, o judô e o voleibol (11 na quadra e 13 na praia) são os esportes que mais medalhas deram para o Brasil, seguido pela vela e pelo atletismo, com 19 medalhas cada.

Entre os brasileiros, a prova de 10 km mais rápida é de Marilson Gomes dos Santos, com 27m48, feitos em 14 de outubro de 2007, em Udine, na Itália. A brasileira com melhor tempo na mesma distância é Carmem Souza Oliveira, que fez 32m06, em 11 de outubro de 1993, em Boston, nos Estados Unidos.

Com o tempo de 9s97 na final dos 100m rasos, Erik Cardoso tornou-se o primeiro brasileiro a correr a tradicional prova em menos de 10 segundos. A marca cravada de 10s era de Robson Caetano e já durava 35 anos. Além do feito histórico, Erik garantiu a medalha de prata e o índice para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No Brasil, o Atletismo começa nas últimas décadas do século 19. Nos anos 1880, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, anunciava resultados de competições na cidade. Nas três primeiras décadas do século 20, a prática atlética foi consolidada no País.

Por ser considerado o Esporte de Base, pois envolve e desenvolve os movimentos naturais do homem, como: correr, saltar, arremessar/lançar, servindo assim de base para os outros esportes, entendemos que o referido esporte é parte fundamental para os acadêmicos do referido curso.

As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista de corrida contém oito raias, com largura mínima de dez metros. A pista oficial de atletismo é composta de duas retas e duas curvas.