Quem representa a Nike no Brasil?

Perguntado por: lmatiass . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Em dezembro de 2020, a FISIA integrou o SBF como representante exclusiva da Nike no Brasil e, dessa forma, o grupo passou a contar com a maior marca esportiva do mundo.

O antigo jogador da NBA Michael Jordan tem o negócio mais valioso: $100 milhões por ano, de acordo com o levantamento da consultora KPMG. Com este contrato, a Nike explorar a marca Jordan, nomeadamente através da AirJordan, fabricando snickers, camisas de NBA e todo o tipo de produtos desportivos.

No início deste ano, dois clubes no Brasil eram patrocinados pela Nike. Contudo, em abril, o Red Bull Bragantino confirmou acordo com a New Balance e, com isso, o Corinthians se tornou o único time do país a ser patrocinado pela empresa norte-americana.

A Nike lidera o mercado com vendas em 2017 de US$ 34,4 bilhões, bem à frente das demais. A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.

O que é a Nike Air? A tecnologia Nike Air consiste em ar pressurizado no interior de uma cápsula resistente, mas flexível, e proporciona maior flexibilidade e impulso sem comprometer a estrutura. As unidades Air Sole mantêm a forma determinada com elasticidade e menor impacto e mantêm a sapatilha firme e leve.

Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória!

Corinthians

No Brasil, apenas o Corinthians é patrocinado pela marca, e recebia cerca de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões. Recentemente, assinaram um novo vínculo válido até 2027, e o clube irá receber R$ 25 milhões em luvas pelo novo negócio.

Corinthians. Com o maior contrato entre clube e fornecedor no país, a longeva parceria entre Corinthians e Nike rende R$ 30 milhões por ano ao alvinegro. Em 2020, porém, o valor pode diminuir com menos jogos.

Grupo SBF

Última atualização em 7 de fevereiro de 2020 às, 12h26. O Grupo SBF, dono da varejista de material esportivo Centauro, comprou a operação da Nike no Brasil. Com a aquisição, a varejista se torna distribuidora exclusiva dos produtos Nike no varejo online e físico no país por um período de dez anos.

O ex-jogador dono de duas bolas de ouro e bicampeão mundial com a seleção. brasileira, figura entre os ex-atletas com contrato vitalício. Ronaldo Fenômeno é. uma das principais personalidades do futebol mundial e possui parceria com a Nike, que continua rendendo bons frutos.

A FISIA COMERCIO DE PRODUTOS ESPORTIVOS LTDA. (FISIA), sociedade limitada de direito privado, inscrita no CNPJ/ME sob n. 59.546.515/0001-34, estabelecida na Rua Werner Siemens, 111, Prédio 1 - Pav 1 e 2, Lapa de Baixo, São Paulo - SP, é a titular das páginas Nike Experience no Ibira e realizadora do Evento.

A Adidas patrocina o Atlético desde 2022 e tem contrato até o fim de 2025. O vínculo com o Cruzeiro também se encerra ao fim da temporada 2025, mas a empresa alemã está com o clube celeste desde 2020.

Além dos atletas, a Puma patrocina o Palmeiras no Brasil, e na Europa, Borussia Dortmund, Manchester City, Milan, Olympique de Marselha e PSV.

Há mais de 20 anos, Corinthians e Nike firmam uma das parcerias mais bem-sucedidas do futebol brasileiro. E pelo que está acordado em contrato, a união vai até, pelo menos, 2029. De acordo com informações do site da ESPN, a empresa norte-americana paga cerca de R$ 30 milhões anuais ao Timão.

Em comparação com 2021, a Nike subiu duas posições, enquanto a Adidas uma. Marcas de e-commerce, que têm forte relação com o mercado esportivo, alcançaram posições de destaque no ranking do BCG. É o caso da Zalando, plataforma alemã que se dedica à venda de artigos de moda, beleza e calçados.

O mercado das marcas esportivas no Brasil é bastante diverso, com grandes nomes disputando a preferência do consumidor. Entre as marcas avaliadas e mais populares no Brasil, a Nike lidera todos os itens avaliados pela pesquisa: marca mais conhecida, mais considerada, mais consumida e melhor marca.