Quem representa a Jeep no Brasil?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Dentre os mais de 40 modelos ofertados no mercado brasileiro, a marca do grupo FCA detém, atualmente, 22% de participação com o Jeep Renegade e o Jeep Compass.

Chrysler

A Chrysler começou lá nos anos 1920 com o “seu” Walter P. Chrysler, que ao longo das primeiras décadas adquiriu a Dodge e criou marcas como Plymouth e DeSoto – essas ficaram pelo caminho. Na década de 1970 a empresa comprou a American Motor Company, então dona da Jeep.

A palavra Jeep seria formada pelas iniciais das palavras Just Enough Essential Parts, algo como “apenas peças essenciais”. Isso porque o veículo militar era produzido por diferentes empresas: todas fabricavam o mesmo projeto e intercambiavam peças.

Ganho de musculatura decorrente da fusão entre PSA e FCA que agregou 14 marcas (Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall) animou o Grupo Stellantis, hoje o quarto maior fabricante de veículos do mundo (Toyota, VW e Aliança Renault Nissan Mitsubishi ...

Em 2014, a italiana concluiu o processo de compra do Grupo Chrysler e se tornou um gigante automotivo por meio da FCA. Fiat Freemont: mesmo carro!

O Polo Automotivo Jeep, fábrica da Stellantis em Goiana (PE) inaugurada em 2015, alcançou este mês a marca de 1 milhão de veículos produzidos. Na unidade, são feitos os modelos Jeep Compass, Renegade e Fiat Toro. Ainda este ano, será produzido no local um novo SUV de 7 lugares da Jeep.

Jeep Renegade
A marca sempre aproveita nomes clássicos em seus SUVs novos. Por isso, queria trazer, além do visual, o espírito do Wrangler para o SUV compacto. Renegade quer dizer renegado, em tradução literal: alguém que quebra tradições.

A Toyota Motor Corporation produz veículos sob cinco marcas: Toyota, Hino, Lexus, Ranz e Daihatsu.

Jeep Compass
Próximo aos limpadores do para-brisa existe um relevo de uma pequena e simpática lagartixa. Segundo a Jeep, o pequeno réptil está ali pois ele tem boa aderência sob qualquer superfície e é resiliente a várias condições de clima – tal qual é a proposta do Compass.

FCA

O Renegade é um SUV crossover compacto, produzido pela Jeep, bandeira da FCA, lançado em 2014. É fabricado em Melfi (na Itália) e também em Rüsselsheim ( na Alemanha), tendo sua produção começado em março de 2015.

O jipão começou a ser produzido em 2016 no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, mesmo lugar em que é produzido Renegade, Commander e Fiat Toro. Em 2022 até outubro já foram comercializados 51.070 unidades do SUV da Jeep.

Isso porque a Jeep produz mil carros por dia, em três turnos, 24h por dia, seis dias por semana. E a produção tem que continuar a pleno vapor. De acordo com Pierluigi Astorino, Plant Manager da Jeep, o trabalho é essencial para dar continuidade à modernidade na fábrica.

Os preços da linha 2023 começam em US$ 31.590 ou cerca de R$ 170.000 em conversão direta. A oferta do Compass naquele mercado inclui as versões Sport, Latitude LUX, Limited e Trailhawk.

Para quem não sabe, Compass em inglês significa bússola. E, realmente, o Jeep Compass foi, para a montadora, como uma bússola – que indicou os caminhos para a marcar alcançar o topo no segmento dos SUVs médios.

Leonardo Felix. A fusão entre os grupos FCA (Fiat Chrysler) e PSA (Peugeot Citroën), formando a poderosa Stellantis, fez muito bem para as duas companhias, mas em caminhos diametralmente opostos no Brasil e no resto do mundo.

Betim

Em 2021, a companhia vendeu 6,1 milhões de unidades e obteve 152 milhões de euros em receitas. Tavares já esteve no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), onde fica a sede da Stellantis na América do Sul. Em Betim, o CEO mundial do grupo fez reunião com a diretoria e solenidade com trabalhadores.

FCA - Fiat Chrysler

FCA - Fiat Chrysler Automóveis
Na prática, a Fiat comprou o Grupo Chrysler depois de se reerguer na Europa, muito graças ao fim de um acordo com a General Motors. Assim, se formou uma empresa com 10 marcas: Fiat, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Abarth, Chrysler, Jeep, Ram, SRT e Dodge…

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

Suas quatro principais marcas de automóveis são Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac. Também detém participações nas marcas chinesas Wuling Motors e Baojun, bem como DMAX através de joint ventures.

Este é o novo Jeep Commander Overland 4x4 2022. Após o vazamento de uma imagem do inédito SUV de 7 lugares, a marca resolveu divulgar o modelo por completo no último vídeo-teaser antes do lançamento.

O Jeep Renegade alcançou a marca de 450 mil unidades produzidas no Brasil. Fabricado em Goiana (PE) desde 2015, o SUV compacto é exportado para 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile. O SUV é o Jeep mais vendido de 2021 até o momento, com 67 mil unidades emplacadas.