Quem representa a família?

Perguntado por: ocaldeira9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

Membros de uma família, geralmente pai, mãe e filhos e seus descendentes, costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

Família para o Código Civil inclui todos os seus ascendentes (pais, avôs, bisavôs, tataravôs) e todos seus descendentes (filhos, netos, bisnetos, tataranetos). Quem mais: seus tios, seus primos. Parando aí, os filhos dos seus primos não são seus parentes.

Aprendemos também que a família é a instituição que alicerça a vida na sociedade e, quando se reveste das características de uma Igreja doméstica, lugar de comunicação e de encontro com Deus, a família é manancial de vida, um saudável ambiente da vivência da fé e fonte de transmissão do mistério de Deus.

Na minha vida, ela é a base fundamental de tudo. Posso dizer que a família é fruto do união e do amor, o vínculo afetivo mais valorizado e por isso, é considerada a unidade básica da sociedade. Defender a família é zelar por um futuro melhor, uma sociedade mais equilibrada e um mundo mais justo.

O valor dos familiares está ligado ao amor e cuidado entre as pessoas que ocupam aquele ambiente. Não importa se é de sangue, mas o que vale é o gesto. Afinal, ser família é estar de maneira presente no dia a dia e se preocupar com o bem-estar daqueles que amam.

Família, para mim, é formada por aquelas pessoas cujos laços, de sangue ou não, são tão fortes que têm a capacidade de conectá-las para sempre, independentemente de tempo, distância ou ausência. Elas não precisam morar sob o mesmo teto, não.

A família é o berço do amor, da compreensão, do afeto, é o lugar onde as pessoas devem encontrar apoio, lições e aprendizados, mas que acima de tudo, as relações sejam saudáveis e de convivência harmônica.

As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados.

A família é a mais antiga instituição social criada pela humanidade. Quando os seres humanos começaram a se agrupar para facilitar a vida, eles buscavam os laços familiares para promover o agrupamento. Em seguida, as famílias foram crescendo e dando origem aos clãs.

A família patriarcal é uma verdadeira instituição na qual o detentor de boa parte do poder é o homem. Por um lado, temos que a esposa desse chefe de família e seus filhos são protegidos pela responsabilidade de uma única pessoa.

As famílias são fontes de carinho e cuidado. São elas que se apoiam e colaboram para o bem-estar uns dos outros, além de serem peças-chave no processo de desenvolvimento e aprendizagem. É na família que se cria o sentimento de pertencimento e se estabelece o início da socialização.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

“Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.31). Se inspirar na própria família que Deus escolheu para Jesus aqui na terra é uma ótima maneira de demonstrar aos seus filhos como era seu relacionamento com sua mãe Maria e seu pai José.

Abraão foi abençoado com uma grande família, porque creu que seus descendentes se espalharia por toda a terra. A idade nos traz sabedoria, poder acompanhar filhos, netos e até bisnetos é uma grande benção de Deus.

Uma família é a força-tarefa na criação de um novo ser humano. Tudo que somos é resultado da criação fornecida pelos laços fraternais. Dica valiosa: como família somos um todo, como pessoas somos únicos. Família é quem deixa cada um ser como é, sem deixar de amar um só porque não corresponde ao que queríamos que fosse.

Os valores sedimentados na vivência familiar, seja de forma consciente ou não, servirão como um importante guia para as escolhas que o ser humano faz, para as suas ações e a determinação do próprio curso de sua vida.

Pluralidade das famílias contemporâneas - Na visão do advogado Paulo Lôbo, diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a valorização da família se trata do respeito à dignidade das pessoas que estejam unidas afetivamente com finalidade de constituição familiar.

Uma família precisa de inteligência emocional para lidar com conflitos. Através dela, cada uma sabe lidar com suas emoções, evitando se deixar levar por rompantes de raiva, por exemplo.

Importante: Sentir gratidão e demonstrar respeito é bem diferente de ser submisso a alguém, aceitar que lhe digam ou façam coisas desagradáveis e humilhantes, independentemente de quem seja essa pessoa de qual seja sua importância no núcleo familiar.

Família é a base e a estrutura em tudo na vida e o que existe de mais importante ,uma família unida é fundamental , quanto mais cedo as pessoas reconhecerem isso em suas vidas mais felizes serão . Minha família é a coisa mais importante do mundo para mim.