Quem relativo?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

O pronome relativo "quem" refere-se a pessoas ou coisas personificadas, no singular ou no plural. É sempre precedido de preposição, podendo exercer diversas funções sintáticas.

Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas. Apesar disso, é válido anotar sobre o uso de prosopopeia ou animismo na literatura, quando "objetos, coisas" são personificados: "O dinheiro, de quem se fez escravo, cavou-lhe antes do tempo a sepultura."

Os pronomes relativos são: que, quem, onde, o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quantas. Exemplo: Essa é a lista dos documentos.

Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

1. Quem é um pronome indefinido que tem usos relativos e interrogativos. Como relativo, quem implica sempre um antecedente que se pode apresentar expresso ou semanticamente incorporado. Por isso, o relativo quem nunca pode estar na origem de orações substantivas.

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações.

Os pronomes relativos retomam um substantivo mencionado anteriormente na frase. Eles podem ser variáveis ou invariáveis e podem estar acompanhados ou não por uma preposição. Os pronomes relativos apontam para um termo já mencionado na frase.

a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto.

Uso de Onde como Pronome Relativo

  • Na rua onde ele mora não há muito movimento. [ Adequado]
  • Na oração onde o fiel pedia perdão a Deus não havia sinceridade. [ Inadequado] Na oração em que o fiel pedia perdão a Deus não havia sinceridade. [ Adequado]

O pronome relativo quem é usado para fazer referência para pessoas ou coisas personificadas. Na frase, aparece precedido por preposição. Exemplos: Ele era meu cônjuge, a quem confiei a minha história.

Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.

Por que os pronomes relativos “que”, “quem” e “onde” são chamados de invariáveis? Porque eles não mudam, isto é, não variam. Assim, eles não têm gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural).

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste.

Os pronomes demonstrativos relacionam-se com as pessoas do discurso, sendo estas: a 1ª pessoa (quem fala) a 2ª pessoa (a quem se fala) a 3ª pessoa (outra pessoa que não seja quem fala nem a quem se fala)

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.