Quem reinou depois de Sau?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Com a morte do rei Saul, Davi retornou a Judá para sua tribo de origem quando foi proclamado rei de Israel. Ao mesmo tempo, as tribos remanescentes elegeram rei o outro filho de Saul, Isbaal. Na guerra que se seguiu, Isbaal foi morto e Davi tornou-se rei de Israel.

Quem foi Isbosete? A História do rei Isbosete, filho do rei Saul, inicia-se juntamente com a ascensão de Davi ao trono. Após a morte de Saul (1Sm 1:1-27), ambos começaram a governar em Israel. Cada um deles reinou sobre uma parte do território.

Isbosete foi proclamado rei de Israel por Abner, o capitão do exército de Saul, em Maanaim, depois de seu pai e irmãos serem mortos na batalha de Gilboa. Isbosete estava com quarenta anos de idade nessa ocasião e reinou sobre Israel por dois anos.

Davi reinou sobre Israel durante quarenta anos – sete anos em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém. Ao informar sobre a velhice e morte de Davi, o cronista escreve: “Morreu em ditosa velhice, e repleto de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Crônicas 29:28).

Saul

Um dia, enquanto Davi tocava harpa para acalmar o temperamento do rei, Saul arremessou sua lança contra Davi na tentativa de matá-lo.

Oseias

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

O texto bíblico traz alguns detalhes importantes que indicam claramente a distinção entre as duas mulheres. Em primeiro lugar, a respeito da origem das duas mulheres, o texto diz que Ainoã, a esposa de Saul, era filha de Aimaás — ou Aquinaás, dependendo da tradução.

Saul teve uma concubina Resfa.
Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aiá. Certa vez Isbaal perguntou a Abner: "Por que te aproximaste da concubina de meu pai?

Abner foi um israelita, filho de Ner, que serviu como chefe do exército de Saul. Abner pode ter sido primo ou tio de Saul, e tinha muita influência entre os hebreus, tanto que fez de Isbosete, filho de Saul, rei sobre Israel após a morte de Saul.

Dependência de Deus e obediência foram fatores determinantes para sua escolha para reinar sobre Israel. Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício.

49 Os filhos de Saul foram Jônatas, Isvi e Malquisua. O nome de sua filha mais velha era Merabe, e o da mais nova era Mical.

Seus filhos foram mortos pelos gibeonitas, que os enforcaram junto com os filhos de Rispa, concubina de seu pai. E enterraram os ossos de seus filhos e dos de Rispa junto com o de Jônatas e Saul, em Benjamin, na terra de Zela, na sepultura de Quis, bisavô de Mefibosete, sobrinho dela.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.

Quileabe

O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas.

A tumba do rei Davi fica então no monte Sião, em Jerusalém, perto da abadia de Hagia Maria Zion, uma antiga igreja bizantina. Neste local também está o Cenáculo de Jesus, que é o local onde Jesus fez a última ceia com seus discípulos.

A princesa de Israel que foi a primeira esposa do rei Davi, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23).

Davi desmascara Mical e ordena que ela fique presa até a morte.

Davi recebeu o diagnóstico de Nefropatia parenquimatosa crônica em dezembro de 2022 e, desde então, realiza diversos tratamentos para aumentar a expectativa de vida dele. “Ele faz hemodiálise três vezes na semana fora as medicações e toma plaquetas uma vez ao mês.

Salomão

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono, com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino.