Quem regulamenta uma profissão?

Perguntado por: apereira9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O QUE É A REGULAMENTAÇÃO DAS PROFISSÕES? Profissões regulamentadas são regidas por legislação própria, em que os profissionais possuem deveres e garantias e têm suas atividades sob fiscalização. Para que uma ocupação seja regulamentada, ela precisa de uma lei feita pelo Congresso e sancionada pela Presidência.

O que é? O registro profissional é a identificação dos profissionais das categorias regulamentadas por Lei Federal, nas quais delegam ao Ministério do Trabalho e Previdência a competência para emitir o referido registro, garantindo que o exercício profissional se dê da maneira estabelecida na Lei.

Jornalista, artista, corretor de seguros, publicitário, atuário, arquivista e técnico de arquivo, radialista, estatístico, sociólogo, secretário e até guardador e lavador autônomo de veículos automotores são as profissões para as quais o registro junto às Superintendências Regionais de Trabalho não será mais exigido.

A contabilidade foi a primeira profissão regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico.

Além disso, a regulamentação tem tudo para aumentar a segurança jurídica dos profissionais que atuam na área, estabelecer tetos salariais justos, atrair novos talentos e fortalecer associações de classe.

Os conselhos profissionais, portanto, têm poder de polícia – tese já consolidada pelo STJ - para fiscalizar as profissões regulamentadas, inclusive no que concerne à cobrança de anuidades dos profissionais a partir do momento em que são devidamente inscritos e à aplicação de sanções.

Para o Ministério da Justiça, ou para o governo, a profissão de quem não tem ocupação não é desocupado, é sem ocupação, o que soa menos contundente que desocupado, e parece ser mais politicamente correto.

O Registro Profissional pode ser solicitado pelos profissionais habilitados nos cursos que abrangem o Sistema Confea/Crea, diplomados no Brasil ou no Exterior.

Legalmente, os profissionais de Administração que trabalham com RH devem ter registro em Conselho Regional de Administração (CRA).

Por questão de hábito, as pessoas passaram a se referir ao registro para atuar como ator e atriz fazendo alusão à sigla. O que precisamos ter para atuar é o Registro Profissional. O número registrado na carteira profissional indica que você é um profissional habilitado para exercer função específica.

Ministério do Trabalho reconhece 22 novas profissões

  • • Personal organizer.
  • • Perito judicial.
  • • Policial penal.
  • • Condutor de turismo náutico.
  • • Greidista.
  • • Skatista profissional.

Considera-se mãe social, para efeito da Lei 7.644/87, aquela que, se dedicando à assistência ao menor abandonado, exerça seu encargo em nível social, dentro do sistema de casas-lares, que serão isoladas, formando, quando agrupadas, uma aldeia assistencial ou vila de menores.

Outras Notícias. REPÓRTER: Profissões regulamentadas são definidas por lei, ou seja, tem regulamentação própria de direitos e garantias, como piso salarial, jornada de trabalho e adicionais. 68 profissões são abrangidas por regras assim. Um exemplo são os radialistas, amparados pela Lei 6.615 de 1978.

Que passou por regulamento, que está sobre regras, dentro da lei.

Lista de profissões que não podem ser MEI. Se a atividade que você vá realizar como MEI precisa de um diploma para ser exercida ou se a sua profissão precisa estar registrada em algum conselho profissional, isso significa que você já não se enquadra nesse modelo de negócio, ou seja, você já não pode ser MEI.

1. Que se regulamentou. 2. Que está sujeito a um regulamento ou a uma regulamentação (ex.: lei regulamentada; medida regulamentada).

A regulamentação é necessária para o funcionamento das regras contidas no Marco Civil, pois alguns artigos da Lei fazem remissão explicita ao regulamento, como as exceções à neutralidade de rede ou procedimentos de segurança que as empresas devem adotar com os dados dos usuários.

REPÓRTER: Profissões regulamentadas são definidas por lei, ou seja, tem regulamentação própria de direitos e garantias, como piso salarial, jornada de trabalho e adicionais. 68 profissões são abrangidas por regras assim. Um exemplo são os radialistas, amparados pela Lei 6.615 de 1978.

Os Conselhos de classes profissionais são organizações criadas com a finalidade de regulamentar as profissões que representam. Por exemplo, o Conselho Federal de Administração (CFA) é o órgão que define as regras para o exercício da profissão de administrador.

Os conselhos de classe profissional são conselhos formados por profissionais de cada profissão, com diretorias democraticamente eleitas pelos seus associados, que representam os interesses de sua profissão. Sua principal atribuição é a de registrar, fiscalizar e disciplinar as profissões regulamentadas.

Conheça abaixo quais são eles e como as empresas são fiscalizadas por cada um.

  1. 1 – INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
  2. 2 – Receita Federal.
  3. 3 – Prefeitura ou Secretaria da Fazenda do Município.
  4. 4 – Estado ou Secretaria da Fazenda do Estado.
  5. 5 – Vigilância Sanitária.
  6. 6 – Corpo de Bombeiros.