Quem recebe o BPC pode guardar dinheiro no banco?

Perguntado por: odias . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Boa Tarde, sim, a pessoa poderá ter uma conta bancária, o que pode suspender ou revogar o direito ao recebimento do BPC, é o requisito da renda mínima, ou seja, se nessa conta for recebido qualquer valor que ultrapasse o máximo previsto em lei é que pode ocorrer a suspensão, mas se não for o caso, não haverá problema.

Sim. O aposentado pode optar por receber seu benefício em conta corrente ou poupança em qualquer banco que tenha contrato com o INSS para pagamento de benefícios.

Quanto tempo dura o benefício do BPC? Como mencionamos anteriormente, o BPC não é permanente, pois depende das condições e necessidades do segurado. O benefício é reavaliado a cada dois anos para analisar se deve ser renovado ou cancelado – mais um motivo pelo qual o BPC não deve ser confundido com uma aposentadoria.

O BPC não pode ser recebido com outro benefício pago pelo INSS (como, por exemplo, seguro desemprego, aposentadoria e pensão). Só é permitido receber junto com o BPC a assistência médica, as pensões especiais de natureza indenizatória e o contrato de aprendizagem.

O valor do BPC/LOAS recebido, não entra no cálculo da renda familiar mensal per capita quando da solicitação de outro BPC/LOAS. Ou seja, o valor do benefício assistencial será desconsiderado para fins de análise de outro BPC/LOAS na mesma família.

recebendo mas ele se explica facilmente então né gente pode sim pode fazer o seu pics na Sem problema né você não vai perder o seu benefício por causa disso um abraço e até o nosso próximo vídeo.

Sim. A Poupança Social Digital é uma conta bancária comum, você pode fazer ou receber depósitos nela normalmente.

Quem recebe o BPC pode ter dinheiro em conta-corrente? Sim, inclusive, recebe o valor do benefício por meio de uma conta-corrente ou conta-poupança.

Se algum membro da família conseguir um emprego ou o titular passar a exercer atividade remunerada, e o valor da renda por pessoa ultrapassar ¼ do salário mínimo, o benefício será cancelado. A pessoa com deficiência que ingressar no mercado de trabalho, perderá o BPC e passará a receber o auxílio-inclusão.

Quem recebe o benefício LOAS/BPC pode solicitar a troca por uma aposentadoria por idade, desde que preencha os requisitos exigidos para a aposentadoria. Para isso, é necessário que o beneficiário tenha contribuído para a Previdência Social por pelo menos 15 anos.

De acordo com a legislação brasileira, o BPC pode ser cortado em caso de mudança na situação financeira do beneficiário. Isso significa que, se a pessoa que está recebendo o benefício passar a ter uma renda que permita a sua subsistência, ela pode perder o direito ao BPC.

Quando o BPC está suspenso, significa que houve uma interrupção temporária no pagamento do benefício. Isso pode acontecer quando: O beneficiário não atualiza seu cadastro no prazo estabelecido pelo programa; Não comparece às avaliações médicas periódicas; ou.

BPC/LOAS pode ser suspenso por falta de atualização do CadÚnico? Sim, pode. Conforme o Decreto 6.214/2007, o Benefício Assistencial poderá ser suspenso se o beneficiário não estiver com o seu CadÚnico atualizado. Consequentemente, a manutenção do Cadastro Único importa também na manutenção do pagamento do benefício.

Conclusão. Os beneficiários do BPC/LOAS não têm direito ao 13° salário em 2023, diferente de outros benefícios assistenciais e previdenciários. Se você é beneficiário do BPC/LOAS, não deixe de acompanhar as informações do INSS para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações.