Quem recebe BPC pode ter outra renda?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sim, é possível ter um membro da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou LOAS e outro membro recebendo aposentadoria ao mesmo tempo, desde que o valor da aposentadoria não ultrapasse o valor de um salário mínimo.

Sim, a lei não impede que a família tenha dinheiro guardado. A legislação exige é que a família continue com o cadastro atualizado no CadÚnico e seja de baixa renda, cumprindo os requisitos para concessão e manutenção do benefício.

recebendo mas ele se explica facilmente então né gente pode sim pode fazer o seu pics na Sem problema né você não vai perder o seu benefício por causa disso um abraço e até o nosso próximo vídeo.

Sou tutora do meu filho que recebe BPC, posso trabalhar? Sim, é possível trabalhar desde que a soma da renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse ¼ do salário mínimo.

Quem recebe o BPC pode ter dinheiro em conta-corrente? Sim, inclusive, recebe o valor do benefício por meio de uma conta-corrente ou conta-poupança.

Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não estão inseridas no mercado trabalho e não apresentam uma renda fixa.

Quem não fizer a atualização do cadastro pode ter o BPC cortado. Normalmente, esse procedimento deve ser feito uma vez a cada dois anos pelo menos. Contudo, em 2022, o Ministério da Cidadania (MC) convocou milhares de brasileiros que não indicaram nenhuma alteração cadastral há mais de quatro anos.

3 Coisas que Causam o Cancelamento do LOAS
Falta de atualização dos dados cadastrais Uma das principais razões para o cancelamento do LOAS é a falta de atualização dos dados cadastrais.... Melhora nas condições financeiras Outra razão para o cancelamento do LOAS é a melhora nas condições financeiras do beneficiário.

BPC/LOAS mais pensão por morte ou aposentadoria; Aposentadoria por invalidez mais auxílio-acidente caso se trate de incapacidade decorrente da mesma moléstia que deu origem a este último benefício.

Quem recebe BPC pode receber Vale Gás? Sim. O benefício está destinado também para esses beneficiários do INSS, porém há fila de espera para a concessão do Vale Gás.

O beneficiário do BPC/LOAS pode exercer atividade remunerada, no entanto, isso acarretará na suspensão do benefício assistencial. O beneficiário do BPC/LOAS pode exercer atividade remunerada na condição de aprendiz e receber, concomitantemente, o benefício assistencial pelo prazo máximo de 2 (dois) anos.

Infelizmente, você não terá direito à “conversão” do BPC para a aposentadoria. Isso porque, como disse antes, os dois benefícios têm naturezas diferentes: um é assistencial (BPC) e o outro previdenciário (aposentadoria).

Não existe nenhuma lei que impeça que o beneficiário do BPC tenha bens em seu nome, porém, será necessário estar atento a alguns cuidados. Isso porque o benefício é destinado a pessoas de baixa renda, que possuam até meio salário mínimo.

Quando o BPC pode ser suspenso ou cancelado? O principal motivo que causa a suspensão do BPC/LOAS é a alteração na renda do grupo familiar. Quando o INSS recebe a informação que a renda per capita do beneficiário sofreu alteração, deixando de ser inferior a 1/4 do salário mínimo o benefício é suspenso.

É possível também receber o pagamento do BPC por meio de conta-corrente ou conta-poupança.

Quem recebe BPC pode ter cartão de crédito? Quem recebe BPC não pode ter cartão de crédito consignado e também não poderá ter acesso às outras modalidades de empréstimo consignado, em nenhuma margem delimitada pelo governo federal.

Segundo a proposta, deverão receber o auxílio-cuidador mesmo as pessoas com deficiência ou idosas carentes que já recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou as pessoas aposentados por invalidez que recebam adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria, desde que esta seja de até quatro salários mínimos.

Sim, é possível que duas pessoas da mesma família sejam beneficiárias do BPC, isso porque, a quantia oriunda do benefício não é somada à renda familiar. Ou seja, no momento de calcular a renda por pessoa do núcleo, o BPC não é considerado.