Quem recebe BPC pode ter imóvel no nome?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Sim! Isso porque não existe nenhuma lei que impeça quem recebe BPC de ter bens em seu nome. Mas é importante estar atento e ter alguns cuidados.

De acordo com a legislação brasileira, o BPC pode ser cortado em caso de mudança na situação financeira do beneficiário. Isso significa que, se a pessoa que está recebendo o benefício passar a ter uma renda que permita a sua subsistência, ela pode perder o direito ao BPC.

Casamento como Critério de Exclusão
Quando uma pessoa idosa beneficiária do BPC se casa, há uma mudança na composição familiar e renda. Sendo assim, isso pode impactar no cálculo da renda per capita e resultar na exclusão do beneficiário. É importante estar ciente dessa possibilidade ao tomar a decisão de se casar.

recebendo mas ele se explica facilmente então né gente pode sim pode fazer o seu pics na Sem problema né você não vai perder o seu benefício por causa disso um abraço e até o nosso próximo vídeo.

Quem recebe o benefício LOAS/BPC pode solicitar a troca por uma aposentadoria por idade, desde que preencha os requisitos exigidos para a aposentadoria. Para isso, é necessário que o beneficiário tenha contribuído para a Previdência Social por pelo menos 15 anos.

É importante lembrar também que o BPC/LOAS não é um benefício vitalício e pode ser convocado para perícia do PENTE FINO, eventualmente, a cada dois anos. Para isso, é necessário passar por uma avaliação da renda com assistente social e de uma perícia médica para avaliar o impedimento de longo prazo e condição de saúde.

Enquanto aposentados e pensionistas têm 45% de margem consignável dividida entre os três produtos, os titulares do BPC poderão contratar crédito com desconto em folha com a seguinte margem: 30% para empréstimo consignado novo; e. 5% para cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefício.

De acordo com o Ministério da Cidadania, todas as pessoas que utilizam o BPC do INS estão aptas a receber essa carteirinha. Ela vai servir portanto como uma comprovação de renda. Você vai poder usar ela sempre que precisar viajar.

Geralmente a suspensão ocorre por força do Regulamento do BPC, que em seu artigo 12 estabelece que “são requisitos para a concessão, a manutenção e a revisão do benefício, e as inscrições no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF – e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

Quando o BPC está suspenso, significa que houve uma interrupção temporária no pagamento do benefício. Isso pode acontecer quando: O beneficiário não atualiza seu cadastro no prazo estabelecido pelo programa; Não comparece às avaliações médicas periódicas; ou.

Não atualizar o registro no Cadastro Único para Programas Sociais. Um dos motivos mais comuns para a suspensão do BPC é a falta de atualização do CadÚnico. Portanto, mantenha seus dados e documentos médicos atualizados para evitar surpresas desagradáveis, como a suspensão do benefício.

O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS) é um importante amparo àqueles que não possuem condições de sustento próprio. Entre as dúvidas mais comuns, está a possibilidade de casais em união estável receberem o benefício.

Vale deixar claro que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao recebimento do décimo terceiro salário, já que se trata de benefício assistencial do governo federal.

Conclusão. Os beneficiários do BPC/LOAS não têm direito ao 13° salário em 2023, diferente de outros benefícios assistenciais e previdenciários. Se você é beneficiário do BPC/LOAS, não deixe de acompanhar as informações do INSS para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações.