Quem recebe BPC pode ter conta no caixa tem?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Qualquer cidadão pode ter conta no CAIXA Tem. Se você tem direito a um benefício social, a Conta Poupança Social Digital será aberta automaticamente.

Sim, quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) pode ter dinheiro guardado em conta poupança, mas existe um limite estabelecido. O BPC é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Posso receber Auxílio Brasil (Bolsa Família) se meu filho já recebe BPC? Sim, pode. O Benefício de Prestação Continuada tem natureza assistencial e, portanto, permite que um mesmo grupo familiar o receba junto ao Bolsa Família.

recebendo mas ele se explica facilmente então né gente pode sim pode fazer o seu pics na Sem problema né você não vai perder o seu benefício por causa disso um abraço e até o nosso próximo vídeo.

É possível também receber o pagamento do BPC por meio de conta-corrente ou conta-poupança. A pessoa que solicitou o benefício recebe uma carta do INSS informando se o BPC foi concedido ou não.

O beneficiário do BPC em situação de pagamento suspenso deverá providenciar o cadastramento em até 60 (sessenta) dias a partir da data da suspensão para que não tenha seu benefício cessado, pois, uma vez cessado o benefício, não será permitida a reativação e o cidadão terá que efetuar novo requerimento.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.

Desde a edição da MP que criou a poupança digital, no fim de abril, o mecanismo (Caixa Tem) pode ser usado para recebimento, além do auxílio emergencial, do benefício pago ao trabalhador em caso de jornada de trabalho reduzida ou contrato suspenso (Lei 14.020, de 2020, oriunda da MP 936/2020) e também do saque ...

Sim, isso é permitido.

Procurados pela Folha, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, C6 Bank e Banco Pan informaram que irão oferecer o serviço de crédito consignado para BPC/Loas.

Uma das principais dúvidas é se é possível receber BPC junto com o Bolsa Família. A resposta é sim, desde que a família se enquadre nos critérios estabelecidos por cada programa.

O que pouco sabem, é que é possível excluir o valor auferido a título de “Auxílio Brasil” da análise da renda familiar para a concessão do BPC/LOAS.

Essa lei alterou o § 4º do art. 20 da Lei nº 8.742/93, permitindo agora a acumulação do BPC LOAS com benefícios provenientes de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Quem recebe o benefício LOAS/BPC pode solicitar a troca por uma aposentadoria por idade, desde que preencha os requisitos exigidos para a aposentadoria. Para isso, é necessário que o beneficiário tenha contribuído para a Previdência Social por pelo menos 15 anos.

De acordo com a legislação brasileira, o BPC pode ser cortado em caso de mudança na situação financeira do beneficiário. Isso significa que, se a pessoa que está recebendo o benefício passar a ter uma renda que permita a sua subsistência, ela pode perder o direito ao BPC.

Enquanto aposentados e pensionistas têm 45% de margem consignável dividida entre os três produtos, os titulares do BPC poderão contratar crédito com desconto em folha com a seguinte margem: 30% para empréstimo consignado novo; e. 5% para cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefício.

O cartão consignado, em especial, é a melhor de crédito rápido, sem burocracia ou consultas ao SPC/Serasa.

O valor do BPC/LOAS recebido, não entra no cálculo da renda familiar mensal per capita quando da solicitação de outro BPC/LOAS. Ou seja, o valor do benefício assistencial será desconsiderado para fins de análise de outro BPC/LOAS na mesma família.

Conclusão. Os beneficiários do BPC/LOAS não têm direito ao 13° salário em 2023, diferente de outros benefícios assistenciais e previdenciários. Se você é beneficiário do BPC/LOAS, não deixe de acompanhar as informações do INSS para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações.