Quem recebe Bolsa Família pode ter conta em banco?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Importante frisar que o critério para o Bolsa Família é renda e não posses. Assim, possuir cartão ou conta bancária não é empecilho para manter o benefício ou tê-lo cancelado.

Um benefício que a Caixa quer, por exemplo, é que os beneficiários do Bolsa Família possam sacar em qualquer uma das unidades dos quatro bancos, facilitando o processo e abrindo mais opções de localidades.

Beneficiários podem realizar Pix, além de outras operações bancárias. São Gonçalo do Sapucaí, terça-feira, 06 de junho, por Igor Gouvêa – Em junho, a parcela do Bolsa Família será repassada com dois adicionais para os beneficiários que se enquadram nas regras.

Não há nenhum problema se a conta indicada, já existente, seja de outro banco, além da Caixa Econômica Federal.

A abertura da Conta Poupança Social digital para os pagamentos dos benefícios do Auxílio Brasil poderá ocorrer de forma automática, em nome do Responsável Familiar inscrito no Cadastro Único.

Caixa Fácil. Leve seu RG e CPF a uma lotérica ou Co.

O cancelamento do programa pode ocorrer pela ausência de movimentação e/ou saque do benefício, desatualização cadastral, prestação de informações incorretas e renda acima da declarada. Em se tratando da não retirada dos valores, o Governo Federal determina que o dinheiro deve ser sacado em, no máximo, 90 dias.

Por questões operacionais, os demais benefícios do Bolsa Família começarão a ser pagos a partir de junho de 2023. Até lá, será mantido o pagamento da cesta de benefícios do Programa Auxílio Brasil, com a adição do Benefício Primeira Infância do Bolsa Família.

Quem está no Cadastro Único e não recebe Bolsa Família? Caso a pessoa esteja registrada no CadÚnico, mas possua renda superior a R$218,00 por pessoa da família, não receberá o Bolsa Família.

Conta Poupança Digital; Conta de Depósitos; Conta Contábil (plataforma social do Programa).

Não! É importante ter em mente que possuir um cartão não é, por si só, um motivo para que o benefício seja cancelado ou bloqueado. Isso porque, como dito anteriormente, o programa avalia principalmente a renda e as condições socioeconômicas da família para determinar a elegibilidade e o valor do benefício.

As famílias que recebem seu benefício pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, vão receber o Bolsa Família da mesma forma e vão poder continuar movimentando seu benefício pelo aplicativo.

Caso o valor ultrapasse a meio salário mínimo per capita, a família não terá mais direito ao benefício. Essa proteção vale se a família fizer a atualização das informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal de forma voluntária.

Os beneficiários que ficaram com a renda familiar acima do limite máximo, que é de meio salário mínimo (R$ 660) por pessoa terão o Bolsa Família cancelado automaticamente.

As famílias que não cumprirem as regras do programa serão cortadas. Do 1,5 milhão de pessoas irregulares, 393 mil são famílias registradas como unipessoais com renda maior do que a permitida pelo Bolsa Família.