Quem recebe Auxílio Brasil pode ter desconto na conta de luz?

Perguntado por: agois . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Desde janeiro, brasileiros de baixa renda contam com três programas sociais: o Auxílio Brasil, o vale-gás e a Tarifa Social. Desses três, o que abrange o maior número de pessoas é a Tarifa Social, que dá descontos na conta de luz.

- Os clientes que não tem o NIS (Número de Inscrição Social) podem se cadastrar no CadÚnico. Basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo. - Não esqueça de manter seu cadastro junto ao CRAS sempre atualizado.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica de sua cidade, com o Cras da região ou com a Aneel pela central 167.

A inclusão das famílias no programa passou a feita de forma automática pelas distribuidoras em janeiro para quem está no Cadastro Único ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ou seja, os consumidores não precisarão procurar as distribuidoras para requerer o desconto na conta de luz.

Com isso, os beneficiados podem ter desconto de até 65% de desconto na tarifa de energia elétrica – variando de acordo com a faixa de consumo. Por isso, para ter acesso a esse benefício, é necessário cadastrar o NIS na conta de energia elétrica.

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá desconto de até 65% na conta de luz a famílias de baixa renda. Veja quem pode e como pedir.

Como saber se eu tenho direito ao desconto? Para conferir se você já é cadastrado, pegue a sua última conta de luz e verifique na parte superior o campo “Subclasse”. Se neste campo estiver escrito “Residencial Baixa Renda”, você já está cadastrado, e, portanto, o desconto já está sendo aplicado automaticamente.

O ideal é entrar em contato – por telefone – com a distribuidora de energia local para se informar sobre as alternativas para realizar o cadastro. Também é possível tirar dúvidas com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo telefone 167.

Por isso, a distribuidora alerta os consumidores a necessidade de manter os dados atualizados para garantir o desconto na fatura de energia. Para realizar a atualização do cadastro, os consumidores devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município.

Acompanhamento da solicitação: https://www.aneel.gov.br/protocolo-digital. Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Energia Elétrica . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

O benefício será limitado ao consumo mensal de até 220 quilowatt-hora (kWh/mês) - para efeito de comparação, uma geladeira de 360 litros (sem freezer) consome cerca de 32 kWh por mês. O consumo acima de 220 kWh não receberá nenhum desconto. A isenção será bancada pelo governo.

Como solicitar o benefício na Enel? Através do WhatsApp Loja (11) 94053-9491 ou nas Lojas de Atendimento Presencial, com agendamento prévio através do site www.enel.com.br. A “efetivação” do cadastro na Tarifa Social será informada através de mensagem na conta de energia.

Os programas atendem famílias de baixa renda ou beneficiárias de programas federais de desenvolvimento social, assentamentos rurais, comunidades indígenas e territórios quilombolas.

Quem tem Auxílio Brasil recebe Vale Gás? Uma dúvida comum entre os beneficiários do Auxílio Brasil é se eles podem, ao mesmo tempo, receber também o Vale Gás, e a resposta é sim.

O benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é concedido pelo Governo Federal para famílias de baixa renda. O cidadão pode obter desconto de 10% a 65% no valor mensal da conta de luz, a depender da faixa de consumo.

Tarifa Social

Parcela de consumo mensal de energia elétricaDescontoTarifa para aplicação da redução
de 0 a 30 kWh65%B1 subclasse baixa renda
de 31 kWh a 100 kWh40%
de 101 kWh a 220 kWh10%
a partir de 221 kWh0%

A atualização do NIS pode ser realizada pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. Também é possível atualizar pelo site do Ministério da Cidadania.

Ter renda inferior a um salário-mínimo e meio; Possuir imóvel com até 60m² de área construída; Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; Ter um consumo de até 20m³ de água.

Como solicitar o benefício? Se você é o titular da sua unidade consumidora, utilize o botão de autoatendimento abaixo (será preciso login na Agência Virtual da Copel). Uma vez logado na Agência Virtual, clique em “Acessar todos os serviços” e em seguida procure pela opção “Cadastro” e “Tarifa Social (baixa renda)”.

6.135/2007), entende-se como de baixa renda as famílias com renda familiar mensal per capita até meio salário-mínimo ou a família que possua renda mensal total de todos os integrantes de até três salários-mínimos.

O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos(as), crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.