Quem recebe as alianças no altar?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores.

os meninos (pajens) são os encarregados de levar as alianças. Mas essa ordem não é regra, existem noivas que optam por deixar as alianças com as daminhas. Isso irá depender da intimidade e quantidade de pajens e daminhas no grande dia.

Você irá segurar o buquê com a sua mão direita enquanto caminha e passá-lo para a mão esquerda quando for subir ao altar com seu noivo. Você pode segurá-lo por alguns instantes para que o fotógrafo consiga registrar e depois entregá-lo a uma das madrinhas, à sua mãe ou à sua cerimonialista.

As damas de honra são geralmente crianças que têm algum vínculo com o casal, ou até mesmo a filha dos dois. Seu papel é levar as alianças até o altar, e também levar um pouco de fofura e leveza ao momento.

“Recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade”; Já os votos do casamento personalizados são as opções mais modernas em que os noivos podem expor as promessas por livre e espontânea vontade ao compartilhar o que sentem.

As floristas são aquelas meninas que entram antes da protagonista, e são chamadas assim porque carregam cestinhas com pétalas de flores, que vão jogando no caminho da noiva até o altar. Esse é um ritual que prepara a passagem da noiva até o encontro do seu amor.

A entrada das alianças
Em geral, pajens, daminhas e floristas entram antes da noiva, para anunciar a sua chegada. Porém, caso os noivos desejem, uma das crianças pode entrar depois, quando o padre ou a pessoa que estiver realizando a cerimônia solicitar as alianças.

O noivo é o primeiro a entrar, ou seja, ele abre o cortejo de entrada ao altar, e nesse momento a maioria dos convidados já devem estar acomodados. Todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo, exceto a noiva. O noivo entrará acompanhado de sua mãe que estará do seu lado esquerdo.

Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.

De acordo com a tradição o corsage é dado para as madrinhas e simbolizam que as pessoas ali escolhidas são pessoas queridas e estimadas pela noiva. Além das madrinhas esse acessório pode seu usado pela mãe dos noivos e as daminhas.

As alianças de casamento geralmente são levadas por um casal de crianças. O pajem carrega as alianças, e a daminha pode entrar com um buquê com flores delicadas ou um buquê de doces, como o marshmallow e balas de goma, para ela distribuir para os convidados depois da cerimônia.

O pajem é um menino (muito fofo) escolhido pelos noivos para levar as alianças até o altar. Tradicionalmente ele tem a função de levar as alianças até o altar, mas cabe aos noivos escolherem se o ele vai levar as alianças ou outro elemento especial.

A função primordial dos pajens e daminhas é levar as alianças até o casal, que os espera no altar.

Formas de entrar na igreja. Sabemos que a noiva entra na igreja com o pai, ou, na falta deste, com um avô, tio, padrasto, irmão padrinho de batismo ou outra pessoa especial escolhida por ela. Sabemos também que o noivo entra com a mãe.

O pai acompanha a noiva até o altar para simbolizar que ele não é mais quem cuidará dela, passando o posto para outra pessoa, é uma forma simbólica de confiar sua filha à alguém que vai amá-la e respeitá-la com todo o cuidado do mundo.

Noivo e sua mãe
O noivo entra acompanhado de sua mãe, que fica do seu lado esquerdo. Neste momento a mãe se posiciona do lado direito do altar e o noivo em frente ao altar, aguardando a chegada da noiva.

Em casamentos cristãos é comum incluirmos a entrada da Bíblia antes da entrada dos pais, para lembrar que Deus vem em primeiro lugar. Ela pode ser levada por uma criança, por uma pessoa especial, que seja exemplo para os noivos, ou pelo celebrante.

No Brasil as damas de honra são aquelas que levam as alianças. Como de costume da nossa cultura, na maioria das vezes elas são crianças, por isso terão o papel no grande dia, mas dificilmente poderão ajudar nos preparativos e questões práticas. Mas isso não quer dizer que têm menos importância.