Quem recebe a denúncia?

Perguntado por: ereis7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

RECEBIMENTO DA DENÚNCIA: Não sendo o caso de rejeição, o Juiz deverá receber a denúncia e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias, nos termos do artigo 396, do CPP. Em resumo, nesse momento processual, o Juiz começa a sanear o processo.

Inquérito Policial
É a investigação do crime na Delegacia. Serão apresentadas todas as provas e testemunhas. Após a conclusão da investigação, o inquérito policial será encaminhado ao Ministério público, que oferecerá ou não a denúncia contra o/a autor/a de violência doméstica, para iniciar o processo na Vara Criminal.

Denunciante é toda pessoa, grupo ou organização que, tendo informações sobre um perigo, risco, má conduta ou atividade ilegal de pessoas, grupos ou organizações expõe publicamente essas informações, esperando iniciar um processo de regulação, controvérsia ou mobilização coletiva.

Após o seu recebimento, o magistrado pode aceitá-la e dar prosseguimento à ação penal ou rejeitá-la em decorrência da inexistência de pressupostos essenciais.

A denúncia nada mais é do que a peça processual responsável por formular a imputação objetiva em face do agente delinquente, ou seja, é por meio da denúncia que o órgão acusador apresenta o dispositivo penal que reflete o conduta ilícita praticada, dizendo em que dispositivo da lei penal o autor do fato se acha incurso ...

Acompanhamento. Aqui você acompanha a situação da denúncia registrada. Também é possível complementar, caso seja solicitado pela central 181, as informações prestadas.

Indiciado solto ou preso: O não oferecimento de denúncia nos prazos legais, estando solto ou preso o indiciado, autoriza a parte ofendida à propositura, mediante queixa-crime, da ação penal privada subsidiária ( artigo 29).

Significado de Denuncie
Denuncie vem do verbo denunciar. O mesmo que: chibe, crimine, acrimine, achaque, acuse, culpe, delate, incrimine, inculpe.

46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. No último caso, se houver devolução do inquérito à autoridade policial (art.

O Conselho Tutelar é o órgão que recebe denúncias de maus tratos para averiguação, sendo responsável por conduzir os trâmites, além de também ser responsável atender e encaminhar crianças e adolescentes vítimas de abuso.

Com esse dado, as polícias civil e militar têm 15 dias para averiguar as informações prestadas, muitas vezes inclusive tirando fotos do local suspeito. A denúncia anônima tem tamanha importância que sua diligência passa na frente de todos os inquéritos em trâmite na delegacia.

Através deste site, você pode fazer os tipos de denúncia abaixo.

  • Incêndio a ônibus. Explosão a caixa eletrônico. Estupro. ...
  • Roubo de Carga. Crime Ambiental. Vandalismo. ...
  • Furto de Veículo. Roubo de Veículo. Furto de combustível. ...
  • Furto De Energia Elétrica. Furto de água. Violência doméstica contra a mulher. ...
  • Procurados. Sequestro.

Quando se fala em denunciado já se ultrapassou a fase da investigação policial e o Ministério Público ofereceu denúncia por entender haver prova da materialidade e indícios suficientes de autoria. O acusado (réu) é aquele que efetivamente responde a uma ação penal.

Com a vigência da Lei 13.964/19 (Lei anticrime), foi inserido no sistema brasileiro o juiz das garantias. De acordo com o novo sistema, o recebimento da denúncia deverá ser reexaminado pelo juiz da instrução em face das manifestações da defesa em resposta à acusação.

Oferecida a denúncia, os autos serão conclusos ao Juiz para análise. Nessa fase, o Magistrado poderá receber, rejeitar, ou até mesmo determinar diligências.

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008). I – for manifestamente inepta; (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008). II – faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; ou (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).