Quem realmente criou a fórmula de Bhaskara?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Bhaskara Akaria

A termologia da fórmula é uma homenagem ao seu criador, o professor e astrólogo indiano Bhaskara Akaria. Ele é tido como um dos principais matemáticos do século XII.

A Fórmula de Bháskara é um dos métodos usados para resolver uma Equação de 2º Grau, ou equação quadrática. Em homenagem ao matemático indiano Bhaskara Acharya, a fórmula é usada para encontrar as raízes da equação e também o conjunto solução.

Al-Khwarizmi

No século IX, Al-Khwarizmi deu início à chamada álgebra geométrica com um método que comprova geometricamente que um número positivo é raiz de uma equação do segundo grau.

Bhaskara (1114-1185) foi um matemático, astrólogo, astrônomo e professor indiano. Se tornou conhecido por ter criado a fórmula matemática aplicada na equação de 2° grau, embora haja controvérsias quanto a esse fato.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Babilônios e egípcios utilizavam-se de textos e símbolos como ferramenta auxiliar na resolução. Os gregos conseguiam concluir suas resoluções realizando associações com a geometria, pois eles possuíam uma forma geométrica para solucionar problemas ligados a equações do 2º grau.

A função do 2º grau está presente em inúmeras situações cotidianas, na Física ela possui um papel importante na análise dos movimentos uniformemente variados (MUV), pois em razão da aceleração, os corpos variam a velocidade e o espaço em função do tempo.

Existem dois tipos de equações do segundo grau: as completas e as incompletas. Equação completa é aquela que possui todos os seus coeficientes diferentes de zero. Quando pelo menos um de seus coeficientes é igual a zero, temos a equação incompleta.

Aplicação do delta negativo
Neste caso, como o delta tem valor menor que zero, a equação não terá raízes reais já que não há raiz quadrada de número negativo. Arranjo e combinação são métodos matemáticos que auxiliam nas questões envolvendo contagem. Essas técnicas possuem algumas diferenças.

Erroneamente, na década de 1960, a literatura matemática no Brasil atribuiu à Bháskara, um matemático indiano do século X, a descoberta da famosa fórmula para determinar raízes de uma equação de segundo grau. Na verdade, problemas que envolviam equações quadráticas surgem na Babilônia há aproximadamente 4.000 anos.

A “Fórmula de Bhaskara” é considerada uma das mais importantes da matemática. Ela é usada para resolver as equações de segundo grau, ou seja, determinar os valores reais da incógnita que tornam verdadeira a igualdade. Para isso, são usados os valores dos coeficientes a, b e c.

Ela foi criada para ajudar as pessoas a encontrarem soluções para problemas nos quais um número não é conhecido. Sabendo que a soma de dois números consecutivos é igual a 11, por exemplo, é possível encontrar esses dois números por meio de equações.

Euclides

O teorema de Pitágoras foi descoberto por um grego chamado Euclides que era fascinado por cálculos Egípcios.

Para os egípcios, a principal operação matemática era soma, da qual derivavam todas as outras operações com números inteiros. Para multiplicar, por exemplo, 2*4, os egípcios somavam 2+2+2+2. Ainda não dispunham de técnicas que lhes permitisse pensar na multiplicação e na divisão como operações independentes da soma.

Metapontum Village, Itália

Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.

As equações do segundo grau são abordadas na história da matemática desde a época dos egípcios, babilônios, gregos, hindus e chineses. O primeiro registro das equações polinomiais do 2.o grau foi feita pelos babilônios.

O primeiro registro conhecido da resolução de problemas envolvendo a equação do 2° grau data de 1700 a.C. aproximadamente, feito numa tábua de argila através de palavras. A solução era apresentada como uma receita matemática e fornecia somente uma raiz positiva.