Quem realiza pinocitose?

Perguntado por: dcrespo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Esse processo ocorre na maioria das células, diferentemente da fagocitose, que é restrita apenas a alguns tipos de células. Um exemplo de pinocitose acontece no intestino, onde as células englobam moléculas de lipídios.

– Pinocitose é o processo de ingestão de pequenas partículas líquidas através da membrana plasmática, com a ajuda da formação de vesículas; A fagocitose é o processo de ingestão de partículas sólidas através da membrana plasmática, com a ajuda de lisossomos e fagossomos, que liberam enzimas para quebrar as partículas ...

A fagocitose é realizada apenas por células capazes de movimentar-se, tais como amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste na formação de um prolongamento citoplasmático, chamado de pseudópode, que engloba a partícula a ser ingerida.

Todos os indivíduos eucariontes, unicelulares e pluricelular, realizam a endocitose. Nos unicelulares, a endocitose é fundamental para a nutrição desses microrganismos. Protozoários se alimentam através de fagocitose e pinocitose.

A pinocitose é um tipo de endocitose, no qual ocorre o englobamento de fluídos com substâncias dissolvidas. Esse processo envolve a formação de vesículas. Sabemos que várias substâncias entram no interior da célula, entretanto, esse processo ocorre de diferentes maneiras.

Esse processo ocorre na maioria das células, diferentemente da fagocitose, que é restrita apenas a alguns tipos de células. Um exemplo de pinocitose acontece no intestino, onde as células englobam moléculas de lipídios.

O complexo golgiense é uma organela presente na célula eucarionte que está relacionada, entre outras funções, com o processamento, endereçamento e transporte de substâncias.

Diferenças entre Fagocitose e Pinocitose
A fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes. A pinocitose é o englobamento de líquidos.

Existem dois tipos de pinocitose: a seletiva e a não seletiva. Na pinocitose não seletiva, os sacos envolvem os solutos que estiverem presentes no fluido extracelular, não ocorrendo seleção do material internalizado. Já a pinocitose seletiva acontece em duas etapas.

A Fagocitose é o nome dado pelo processo o qual os protozoários realizam a sua alimentação. Também é realizada pelos leucócitos, ao encontrar materiais estranhos no organismo. Ela consiste no englobamento de partículas pela membrana celular (através dos pseudópodos), e trazida para dentro da célula.

Em mamíferos, as principais células fagocitárias são o macrófago, a célula dendrítica e o neutrófilo.

Fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda, citocinas e quimiocinas são os principais mecanismos na imunidade inata.

O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.

Com relação à imunidade inata contra os helmintos, a fagocitose por macrófagos ou neutrófilos é impossibilitada pelo tamanho do parasito, sendo necessária outra estratégia do sistema imune inato na tentativa de eliminar o patógeno.

A exocitose é um processo realizado pela célula eucariótica em que ocorre a eliminação de substâncias por vesículas e que leva a modificações na membrana plasmática.

Fagocitose: absorção de partículas insolúveis; Pinocitose: absorção de líquidos ou moléculas dissolvidas; Endocitose mediada por receptor: tipo de pinocitose no qual a molécula a ser absorvida liga-se primeiramente a proteínas receptoras na membrana.

A exocitose é o último processo durante a digestão intracelular, sendo encarregada de excretar para o meio extracelular as partículas que não foram digeridas, muito comum em organismos unicelulares.

Podemos classificar a endocitose em três tipos principais: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.

Lisossomos: os lisossomos, assim como os peroxissomos são produzidos no interior do Complexo de Golgi.