Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor?

Perguntado por: epires6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse. Sagrou-te, e foste desvendando a espuma.

oceano Atlântico

Situado no oeste da Europa, Portugal é banhado pelo oceano Atlântico e faz fronteira apenas com a Espanha.

4 UM MAR TRAIÇOEIRO!
O poema de Fernando Pessoa faz menção ao Cabo Bojador, na terceira estrofe do poema. Pessoa remete ao fato histórico da travessia ao versar que, “Quem querer passar além do Bojador, Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu” (PESSOA, 1986, p.

O significado de “passar além do Bojador”, nas primeiras décadas do século XV, é: a) ultrapassar a “barreira” que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné.

O sentido da frase “navegar é preciso, viver não é preciso” pode ser interpretado como uma hipérbole para reverenciar as conquistas dos portugueses, apesar dos inúmeros percalços e fatalidades do caminho.

Tudo depende da elasticidade e grandeza do amor e da doação. Uma alma pequena pode tornar-se grande e vice-versa. A diferença está em conceder ou não lugar a Deus e aos outros, especialmente os pobres, pequenos, excluídos, últimos – diria o Papa Francisco.

Tema: O mar - desgraça e glória do povo português. É uma exclamação do poeta sintetizando as desgraças que o mar nos causou: "Ó mar salgado, quanto do teu sal/São lágrimas de Portugal!" naufrágio ou morreram como sequência do atrevimento marítimo e do contacto com outros povos.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito.

Abrão prepara os animais para o sacrifício e cai no sono. Durante um sonho, o Senhor revela o futuro de sua descendência pelos próximos 400 anos.

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

O que é necessário para um brasileiro ir morar em Portugal? Os principais documentos necessários para morar em Portugal são: passaporte, visto ou cidadania europeia e seguro viagem ou PB4. Além disso, é importante ter um bom planejamento financeiro e gestão das emoções antes de viajar.

Português

Os portugueses são uma população muito educada, simpática, afável e acolhedora. Eles também são reconhecidos como uma das nações mais pacíficas do mundo. Além disso, são bem relaxados no modo como tratam a vida e nas atitudes que têm com ela.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Que ou aquele que boja. 2 Náut Diz-se de ou vento que enfuna a vela do navio. 3 Geogr Diz-se de ou acidente geográfico que se destaca ao longo do litoral e avança para o mar.

As águas Cabo Bojador eram conhecidas por engolir navios inteiros que naufragavam nas gigantes ondas, muitas vezes consumidos pelo fogo e ficando as suas as tripulações à mercê de temidos monstros marinhos.

As lendas diziam que havia monstros marinhos e remoinhos gigantescos e ferozes. O mar fervia no calor e somente certas criaturas bizarras conseguiam sobreviver no intenso calor e aridez. Dizia-se haver grandes tesouros guardados por dragões ferozes e gigantes que entravam no mar e destruíam os navios.

Essa expedição permitiu que as embarcações portuguesas conseguissem superar as águas agitadas desse cabo e deu possibilidade para que uma rota entre Portugal e as Índias fosse estabelecida.

Maior conhecimento sobre Astronomia, desenvolvimento de embarcações mais resistentes, instrumentos de navegação, descoberta da pólvora e seu uso na confecção de armas — essas foram algumas das circunstâncias que geraram o contexto perfeito para que europeus finalmente tivessem coragem de ir além das fronteiras do ...

Gil Eanes, conhecido originalmente por Gil Eannes, nasceu em Lagos e habituou-se a ver o mar e a navegar nele. Este, foi um navegador português do século XV, que ficou conhecido por ter dobrado o Cabo Bojador em 1434, logo, acabou por ser algo bastante marcante na história dos descobrimentos portugueses.