Quem quer ganhar massa muscular pode beber cerveja?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

O consumo de bebidas alcoólicas exerce um efeito negativo sobre o ganho de massa muscular, especialmente o das fibras tipo 2.

3 cervejas para se beber depois do exercício físico

  • 1) Erdinger Alkoholfrei ou Sport. Alkoholfrei que no Alemão significa “Sem Álcool”, é uma cerveja que tem sido comercializada pela Erdinger em um kit com os dizeres “A Primeira Cerveja Para Atletas”. ...
  • 2) Kaiser Radler. ...
  • 3) Lean Machine Brands.

Ao ingerir cerveja, o corpo sofre com o processo de desidratação, o que colabora para a perda de vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B), assim como de importantes minerais como Cálcio, Zinco e Magnésio, que são fundamentais para o processo de contração e recuperação do músculo.

A síntese de proteína é o processo no qual os aminoácidos são unidos para formar proteínas completas. Quando há o consumo excessivo de álcool, esse processo é retardado em até 20%. Como os músculos são feitos de proteína, ao prejudicar esse processo, o álcool interfere na formação da massa muscular.

A primeira dica é não beber logo após o treino, pois prejudica diretamente a recuperação muscular, o que causa dores e retarda o crescimento e o fortalecimento do músculo. Evite também associar a bebida ao consumo de alimentos muito calóricos, com o objetivo de amenizar o acúmulo de gordura.

durante o uso da creatina. não é legal. porque a bebida alcoólica ela é diurética. então ela faz arrancar a sua creatina estocada.

O interessante, no entanto, foi que mesmo quando a proteína foi adicionada ao grupo alcoólico, as taxas de MPS ainda foram reduzidas em 24%, em relação ao grupo que consumiu somente proteína. Conclusão: o álcool não deve ser ingerido junto com a whey protein, em pequeno intervalo de tempo após o treino.

No entanto, é importante ressaltar que o consumo moderado de cerveja pode ser desfrutado por quem faz academia, desde que seja feito com responsabilidade e dentro de um contexto equilibrado. A moderação é a chave, e é recomendado limitar o consumo a algumas porções por semana, evitando exageros.

As cervejas artesanais são as mais recomendadas se a ideia é “tomar uma” depois de malhar. “Ela tem menos substâncias químicas e aditivos. As pessoas não se sentem tão inchadas, porque a quantidade de glúten é menor”, conta.

O risco principal de se treinar com ressaca é a diminuição de estímulos para a produção do hormônio de crescimento, que é o principal responsável pelo efeito anabólico e de ganhos ao condicionamento muscular.

O etanol pode prejudicar a síntese de proteína por conta da redução de função da mTOR, proteína responsável pelo crescimento, proliferação e manutenção das células. Aspectos hormonais importantes no desenvolvimento da musculatura também são prejudicados pelo álcool em altas doses.

Qual seria a quantidade de álcool indicada para um consumo saudável? Esse valor é variável de acordo com cada pessoa, mas uma média considerada como razoável seria de duas a três doses (em torno de 10 gramas) por semana, segundo as especialistas.

Durante o treino, deve-se beber água, água de coco ou bebidas isotônicas, dependendo da intensidade e tipo de treino.

Para te ajudar a obter bons resultados e conquistar os músculos dos sonhos mais rapidamente, a médica lista algumas dicas, confira!

  1. Insira proteínas na dieta. ...
  2. Invista em treinos com peso. ...
  3. Durma bem. ...
  4. Utilize suplementos alimentares. ...
  5. Tratamentos com uso de tecnologia.

O prazo ideal de distância entre o consumo de bebidas alcoólicas e a prática esportiva é de 72 horas antes de beber e 24 horas depois, segundo Isa Bragança, especialista em medicina do esporte.

Cerveja não dá barriga.
Segundo Andrea, estudos mostraram que o que engorda não é a cerveja em si, mas sim o seu consumo em excesso ou o consumo exagerado de alimentos gordurosos como acompanhamento, os famosos tira-gostos, que são frequentemente combinados com a bebida.

Entretanto, o uso da cafeína, que está presente também em outros alimentos que podem fazer parte da dieta de atleta e praticantes de exercícios físicos, como café e chás, e o excesso pode comprometer os benefícios da creatina.

Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios aparecem no prazo de seis a oito semanas, a depender das diferenças entre os indivíduos e dos exercícios realizados.