Quem quer emagrecer pode comer batata?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Segundo o estudo, a batata pode ser uma aliada no processo de emagrecimento. O importante é saber como incluí-la na rotina alimentar de forma saudável. Primeiramente, vale entender que a montagem do prato ideal é composta por: ¼ do prato de proteínas, ¼ de carboidratos e metade de salada e legumes.

Lembrando da individualidade de cada um, em média, nosso corpo precisa de 300 a 400 gramas de carboidratos/dia com base em uma dieta de duas mil calorias. Logo, é possível sim misturar arroz com batata em uma única refeição, desde que as quantidades estejam dentro das indicadas por dia.

— A batata pode trazer benefícios para a saúde, desde que inserida corretamente. Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta — orienta o nutrólogo Sandro Ferraz. A batata é rica em vitamina C e do complexo B.

Existem vários mitos no mundo da nutrição em torno dos carboidratos e seus efeitos na saúde, dentre esses, o de que comer carboidrato à noite engorda. E a resposta é: não. Comer carboidrato à noite não engorda.

Com uma textura cremosa e um sabor suave e levemente adocicado, o purê de batata é uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, ele é uma fonte rica de carboidratos complexos, que ajudam a manter a energia ao longo do dia e favorecem o bom funcionamento do organismo.

Assim como outros tipos de tubérculos, a batata contém altas quantidades de carboidratos que, quando consumida em excesso, pode engordar. Contudo, a batata contém ótimas quantidades de fibras e amido resistente, nutrientes que ajudam a prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer ao longo do dia.

A batata-inglesa possui menos calorias e menos carboidratos do que a batata-doce, quando consideramos a mesma porção dos dois alimentos.

Embora seja rico em fibras e tenha muitos nutrientes, o feijão é um alimento pouco calórico. Uma porção de 60 gramas de feijão tem apenas 205 calorias. Por suas características, o feijão aumenta a sensação de saciedade de quem o consome, o que é ótimo para aqueles que estão fazendo algum tipo de dieta de emagrecimento.

Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia. Lembre-se apenas de combinar o escolhido com quantidades adequadas de outros nutrientes — e, se possível, contar com a ajuda de um profissional.

Existem várias opções saudáveis e nutritivas que podem ser usadas como substitutos do arroz, proporcionando variedade à dieta. Alguns exemplos do que pode substituir o arroz, e que são fontes de carboidrato, incluem: quinoa, cevadinha, feijão, batata-doce, abóbora.

Com apenas 25 calorias por unidade e pouca gordura, o tomate está sempre na lista de alimentos indicados para as dietas de emagrecimento. Além disso, tem propriedades diuréticas contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

"Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia. Quanto ao valor calórico, não há grandes diferenças entre os vários tipos.

Veja alguns exemplos que cumprem bem esse papel:

  • Cuscuz com ovo. Uma combinação saudável, nutritiva e muito eficiente em termos de saciedade. ...
  • Sanduíche de pão integral. Mais uma vez, vale associá-lo a proteínas de boa qualidade. ...
  • Crepioca ou panqueca. A opção da crepioca é prática e versátil. ...
  • Shakes proteicos.

Algumas dicas para emagrecer mais rápido e perder barriga incluem praticar exercícios físicos regularmente, fazer déficit calórico e comer devagar, porque ajudam a acelerar o metabolismo e controlar a fome ao longo do dia, promovendo a perda de peso.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.

Para emagrecer
Alguns exemplos são os cereais (como arroz integral e aveia), grãos (linhaça e quinoa), leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico) e legumes (batata doce e milho).

Nesse sentido, para diminuir a quantidade de calorias da refeição, o ideal é ingerir porções moderadas de proteínas magras, vegetais e grãos integrais na refeição noturna, o uso de açúcar em excesso, grãos refinados e alimentos que contêm gorduras saturadas devem ser evitados ao máximo.

Em relação às vitaminas, a batata cozida apresenta mais vitamina B1, B3, B6, ácido fólico, vitamina C e vitamina E. Quanto aos minerais, o arroz possui mais zinco e mais sódio, enquanto que os níveis de cálcio, potássio, fósforo e magnésio são mais elevados na batata.