Quem quebrou o Tratado de Versalhes?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

No dia 16 de março de 1935, aproveitando a calma do fim de semana, Adolf Hitler anunciou o restabelecimento do serviço militar obrigatório e decidiu elevar em 400 mil o efetivo da forças armadas, conhecida por Wehrmacht. Essa foi a primeira violação flagrante do Tratado de Versalhes.

Alemanha

A Alemanha foi o país considerado o maior culpado pela Primeira Guerra Mundial. 52 pessoas acharam útil. liviamarins. Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que estabelecia a paz e impunha pesadas penas a Alemanha, considerada responsável pelo conflito.

O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919 e ficou conhecido por ser o principal dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse documento foi subscrito pelas potências que formavam a Tríplice Entente e pela Alemanha.

O Tratado de Versalhes sinaliza o desequilíbrio presente no mundo europeu em 1919. Hoje podemos reconhecer que as sanções impostas aos alemães alimentaram a ascensão do partido nazista, e consequentemente, impulsionaram a Segunda Guerra Mundial.

O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz selado entre as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial e a Alemanha derrotada. O processo teve início com o armistício de 11 de novembro de 1918 e foi assinado em 28 de junho de 1919.

Os vencedores exigiram a quantia de 132 bilhões de marcos alemães, valor que foi reduzido para 112 bilhões de marcos alemães em 1929. Convergindo para valores atuais, os alemães pagaram uma quantia de aproximadamente 400 bilhões de euros|2|.

O Tratado, que foi firmado no Palácio de Versalhes (França), delineou as condições de paz entre a Alemanha e a Tríplice Entente (e aliados) – estes que saíram vitoriosos da I Guerra. Para isso, as negociações envolveram principalmente países como Estados Unidos, França e Reino Unido.

Logo de início, os governantes e a população da Alemanha e Áustria-Hungria não ficaram satisfeitos com as imposições causadas pelo Tratado de Versalhes e os alemães apelidaram o Tratado de “Ditado” de Versalhes.

O estopim da Primeira Guerra Mundial aconteceu em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sophie, foram assassinados enquanto desfilavam pelas ruas da cidade de Sarajevo, na Bósnia.

Apenas em outubro de 2010 a Alemanha quitou a dívida imposta pelo Tratado de Versalhes.

Resposta. A Alemanha foi o país considerado o maior culpado pela Primeira Guerra Mundial. Além de serem condenados a pagar indenizações extremamente altas aos países vencedores, os alemães foram punidos com a drástica redução de seu poderio militar.

Com a criação da Liga das Nações, o Tratado de Versalhes foi retificado em 1920. A partir desse tratado, estabeleceu-se que a Alemanha era a única responsável pelo conflito e a ela caberia reparar os prejuízos da guerra. As condições do tratado foram duríssimas e consideradas humilhantes pela Alemanha.

Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.

A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Fácil; A Alemanha cruzou os impérios errados. Com a eclosão da guerra, a França e a Grã-Bretanha eram as duas maiores superpotências de sua época e a Alemanha cruzava as duas. Das principais potências da Entente, a França e a Grã-Bretanha fizeram mais para garantir que a Alemanha arcasse com a culpa e fosse punida.

Em essência, eles não estavam gostando do tratado por várias razões. Acima de tudo, o Senado acreditava que os EUA já haviam cumprido sua missão de "tornar o mundo seguro para a democracia, como Pat disse que se declarassem guerra há dois anos.

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi estabelecida em abril de 1917, após os alemães terem afundado navios brasileiros. Seis meses depois, o Brasil declarava guerra ao Império Alemão e mandou enfermeiras, médicos e aviadores que fizeram missões de observação no Mar Mediterrâneo.

A última parcela de 70 milhões de euros (R$ 162,6 milhões) encerra uma história que já dura 92 anos. A Alemanha saiu derrotada da Primeira Guerra e mergulhou em uma ditadura totalitária, que lançou as bases para a Segunda Guerra Mundial (1939-45), na qual o país acabou dividido durante quatro décadas.

O país comemora no mesmo dia a reunificação alemã. Segundo a revista, pelo Tratado de Versalhes, imposto pelas potências que venceram o conflito, a Alemanha, declarada a única culpada, deveria pagar como reparações 269 bilhões de marcos de ouro, equivalentes a 96 mil toneladas de ouro.