Quem que criou o palavrão?

Perguntado por: tsalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos. Vejamos a origem de algumas dessas curiosas expressões. Vem do latim vulgar besta, nome do animal que transporta cargas pesadas.

O psicólogo e linguista Steven Pinker acredita que a raiz histórica dos palavrões pode ter sido a religião, principalmente na Idade Média, quando evocar o nome de Deus de forma blasfema era o pior dos palavrões.

Segundo ela, é o tipo de linguagem que usamos tanto quando estamos em choque, surpresos, eufóricos, queremos ser engraçados ou ofensivos... mas é um fenômeno cultural que só faz sentido dentro de uma comunidade, grupo linguístico, sociedade, país ou religião.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: com 33 letras, esta palavra indica a fobia de pronunciar palavras grandes e complexas, principalmente em público, afinal, dá medo de errar! Link copiado!

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

A interjeição “caramba” foi realmente importada do espanhol, embora talvez tenha mais circulção hoje em português do que em sua língua de origem. Fez sua estreia oficial em nosso idioma no dicionário do Frei Domingos Vieira, em 1873, segundo informa o Houaiss, que dela diz que “expressa admiração, surpresa ou ironia”.

O palavrão, o xingamento ou as palavras de baixo calão trazem consigo energias de rebeldia, raiva, medo, arrogância, agressividade, desdém, entre outros sentimentos não tão próprios para um diálogo ou proferição respeitosas.

Brasília é a cidade

Brasília é a cidade onde mais se fala palavrões no Brasil. Segundo levantamento feito por uma plataforma virtual de cursos de idioma, a capital federal lidera o ranking ao lado de Fortaleza (CE) e do Rio de Janeiro (RJ), com uma média diária de 8 palavrões falados por pessoa.

Atenção! Comunicação falsa de crime ou de contravenção à Polícia é crime e tem pena prevista no artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro são as cidades que mais falam palavrão, com uma média de 8 palavrões por dia; São Luís é a cidade menos “boca-suja” entre as envolvidas na pesquisa; Os homens brasileiros xingam com mais frequência (8 vezes por dia) do que as mulheres (5 vezes por dia);

Resposta: o primeiro palavrão do mundo foi "cabeludo". Explicação: Naquela época não tinha máquina de cortar cabelo e tesoura, e o primeiro palavrão que também pode ser chamado de xingamento foi "cabeludo".

Pessoas que xingam são mais felizes
Segundo o estudo, xingar melhora a circulação sanguínea, eleva a liberação de endorfinas e promove sensação de calma, controle e bem-estar.

Porra. Provavelmente o mais comum de todos os palavrões em português.

Tanto que na pesquisa, em todas as faixas etárias e sociais, disseram que o pior xingamento para uma mulher é 'puta'.

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Com 44 caracteres, eis nosso palavrão mais atual: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. De tão extenso, nem cabe na mesma linha. Segundo o dicionário de papel, designa uma doença que afeta o pulmão e a garganta, provocada pela inspiração de cinzas de vulcões.

bitch s [pej.] [vul.] hookerEUA s [col.] cunt s [pej.]

[Calão] Interjeição designativa de admiração, surpresa, indignação, desagrado, indiferença, raiva, etc.

[ato sexual; trepada] Fuck is a taboo slang word considered very offensive.

Para os jesuítas, os Caraí eram "a Peste", verdadeiros demônios, que tinham o "dom das belas palavras", com as quais subvertiam os índios por eles aldeados, arrastando-os, fascinados, na direção da Terra Sem Mal.

O uso da gíria caraca é comum no Brasil, mas não em todas as suas regiões. Nota-se um maior uso dessa expressão nas regiões sudeste e sul, principalmente entre as crianças, jovens e adolescentes.