Quem protege os animais marinhos?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Para proteger a biodiversidade marinha, a melhor estratégia é a criação de um sistema eficiente de “áreas protegidas”, que são chamados de Parques, Santuários ou Monumentos marinhos presentes no Brasil e no mundo. Esse sistema de implantação deve ser bem estruturado e executado para garantir sua eficácia (COSTA, 2009).

um espaço delimitado no mar
Uma Área Marinha Protegida (ou MPA) é uma área delimitada no mar que cumpre os objetivos da proteção da natureza (fauna, flora, ecossistemas) e o desenvolvimento sustentável de atividades económicas como a pesca sustentável e o turismo responsável.

A fauna marinha contém seres curiosos que habitam as áreas costeiras e os oceanos do planeta. Conheça alguns exemplos.

Tubarão: O rei dos oceanos em perigo - Planeta.

UIPA | União Internacional Protetora dos Animais – Fundada em 1895.

A maneira mais econômica de reduzir as mortes da megafauna marinha por ingestão de plástico é direcionar os itens mais letais e priorizar sua redução no meio ambiente. Mirar em grandes itens de plástico também é inteligente, pois eles podem se quebrar em pedaços menores.

Biologia marinha é a especialidade biológica que se encarrega de entender os organismos que vivem em ecossistemas de água salgada e as relações dos mesmos com o ambiente.

"Preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a Defesa da Pátria; para a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem; para o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em Lei; e para o apoio à Política Externa”.

A Marinha do Brasil, como Autoridade Marítima, atua por meio de suas Capitanias, Delegacias e Agências distribuídas por todo o País, nas atividades de fiscalização e ordenamento do tráfego aquaviário, seja em águas interiores (rios, lagos e lagoas) ou no litoral.

Serviços

  • Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM)
  • Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)
  • Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)
  • Serviço Militar Voluntário - militares temporários.
  • Alistamento.

Para proteger a biodiversidade marinha, a melhor estratégia é a criação de um sistema eficiente de “áreas protegidas”, que são chamados de Parques, Santuários ou Monumentos marinhos presentes no Brasil e no mundo. Esse sistema de implantação deve ser bem estruturado e executado para garantir sua eficácia (COSTA, 2009).

BOTO TUCUXI

"BOTO TUCUXI"
O tucuxi, também conhecido como boto-preto e pirajaguara, é uma espécie de golfinho de água doce existente na bacia do Amazonas. Apesar de ser encontrado em regiões habitadas pelos "verdadeiros" golfinhos de rio, como os botos-cor-de-rosa, o tucuxi é geneticamente mais próximo dos golfinhos marinhos.

Você sabia que existe uma espécie de cnidário imortal? Alguns animais surpreendem porque possuem expectativa de vida extremamente elevada, como é o caso da ostra Arctica islandica, que vive 400 anos.

o texugo do mel o rafael possui o título de bicho mais. destemido do mundo e não é à toa.

1. Tubarão branco. O tubarão branco (Charcharodon carcharias) é o mais agressivo e temido dentre todos os outros. É um excelente nadador, rápido e ágil, que pode saltar na água para surpreender a vítima.

A Secretaria Nacional da Defesa e Proteção dos Animais defende uma relação saudável e humanizada da sociedade com a natureza, especialmente com os animais. O Solidariedade combate os maus-tratos em todas as suas formas, seja abandono, situação precária ou testes laboratoriais.