Quem protege a Amazônia Azul?
A convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar permite que o Estado costeiro mantenha sob seu controle uma área de até 12 milhas náuticas, adicionalmente às 12 milhas do mar territorial, para o propósito de evitar ou reprimir as infrações às suas leis e regulamentos aduaneiras, fiscais, de imigração e sanitários ...
Quem pode explorar a Amazônia Azul?
Área que apenas o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é chamada de Amazônia Azul, numa comparação à importância da floresta amazônica para o país.
O que é Amazônia Azul deve ser defendida?
Qual a importância da Amazônia Azul? Além de ser a casa para os maiores pontos turísticos do Brasil, a Amazônia Azul também possui diversos recursos não extrativos (aqueles que não impactam o meio ambiente para serem utilizados).
Quem faz a proteção da Amazônia?
Todo o desmatamento na Amazônia é registrado por satélite, pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes/Inpe). São, em média, 20 mil novos focos por ano. A fiscalização é feita de forma presencial pelo Ibama, que precisa chegar ao local por terra ou pelo ar.
Quem protege Amazônia?
Essas instituições podem ser federais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ou estaduais, como os órgãos ambientais dos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Quem criou a Amazônia Azul?
Na tentativa de voltar os olhos do Brasil para o mar sob sua jurisdição, por ser fonte infindável de recursos, pelos seus incalculáveis bens naturais e pela sua biodiversidade, a Marinha do Brasil criou o termo "Amazônia Azul", para, em analogia com os recursos daquela vasta região terrestre, representar sua ...
Como é composta a Amazônia Azul?
Amazônia Azul é a denominação do território marítimo brasileiro, que possui hoje aproximadamente de 3,6 milhões de km² referentes à soma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) com a Plataforma Continental (PC) do Brasil.
Qual a diferença entre Amazonia Verde e Amazônia Azul?
A Amazônia Azul, ou território marítimo brasileiro, é a zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, uma área que corresponde a 4,5 milhões de quilômetros quadrados, sendo o equivalente à superfície da Floresta Amazônica – Amazônia verde (mais da metade da área do Brasil continental).
Por que o nome Amazônia Azul?
A área oceânica brasileira é chamada de Amazônia Azul porque é quase tão grande quanto a floresta amazônica, que cobre boa parte do nosso país. São 4.489.919 km² de área, formada por mais de três milhões de km² de Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e mais 950 mil km² de plataforma continental.
Em que a Amazônia é rica?
As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.
Porque os militares usaram a expressão Amazônia Azul?
Área que apenas o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é chamada de Amazônia Azul, numa comparação à importância da floresta amazônica para o país.
Quando foi criada a Amazônia Azul?
A criação do Dia Nacional da Amazônia Azul foi proposta pelo Projeto de Lei do Senado 30/2014. O dia 16 de novembro foi escolhido por meio de emenda da Câmara dos Deputados por ser a data em que entrou em vigor em 1994 a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, depois de ter sido ratificada por 60 países.
Quais são os principais impactos do mau uso da Amazônia Azul?
As dragagens podem comprometer a estabilidade das regiões cos- teiras e o aumento da turbidez das águas marinhas pode dificultar o desenvolvimento do fitoplâncton, base da cadeia alimentar nos oceanos. Além disso, há a destruição dos hábitats recifais, de moluscos e de crustáceos.
Porque o Brasil quer aumentar a ZEE?
A descoberta das reservas de petróleo no pré-sal fez o Brasil acelerar esse processo, temendo que as áreas adjacentes à ZEE brasileira passem a ser cobiçadas por outros países.
O que o governo está fazendo para proteger a Amazônia?
Por meio de ações coordenadas e integradas de ministérios e órgãos de fiscalização e controle, o Plano Amazônia 2021/2022 apresentou como meta reduzir, até 2022, o número de queimadas e desmatamentos ilegais para a média histórica do período 2016/2020 (8,7 mil km²), medido pelo satélite do Projeto de Monitoramento do ...
Quem é que protege a floresta?
No nosso folclore, a figura protetora dos ambientes florestais é o Curupira, chamado também de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros.
Qual o marco jurídico da Amazônia Azul?
Cria a empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. - AMAZUL, altera o Decreto nº 6.129, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências.
O que é a Amazônia Verde?
O Amazônia Verde é um projeto socioambiental desenvolvido pelo Amazon Banking Trust (ABT), através do Instituto ATR - Amazônia Tesouros e Reservas, em parceria com a IPA-Brasil (International Police Association), a maior entidade de classe policial do mundo!
Quais são os principais objetivos do projeto Sivam?
O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) faz parte Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), responhsável pelo controle ambiental, o desenvolvimento regional, o controle do tráfego aéreo, a coordenação de emergências, o monitoramento das condições meteorológicas e o controle de ações de contrabando.
Qual é o tamanho da Amazônia Azul?
900mil km²
A Zona Econômica Exclusiva brasileira é uma área oceânica aproximada de 3,6 milhões de km², os quais, somados aos cerca de 900mil km² de extensão que o Brasil reivindica junto à Organização das Nações Unidas (ONU), perfazem um total aproximado de 4,5 milhões de km².
O que é Amazônia Azul Brasil escola?
A Amazônia Azul corresponde a 5,7 milhões de km², mais da metade do território continental nacional. Além das águas marítimas, são 60.000 km de extensão de nossas hidrovias e águas interiores. Ambas constituem uma imensa área valiosa em recursos naturais e de importância ambiental e estratégica.