Quem profetizou sobre a estrela de Belém?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Miqueias profetizou para o povo de Israel e de Judá sobre os julgamentos que cairiam sobre eles devido à iniquidade, lamentando seus pecados e sua destruição final. No entanto, ele também profetizou que o Messias nasceria em Belém e ensinou que, nos últimos dias, o Senhor teria compaixão de Israel.

Esta passagem do Evangelho de Mateus narra a história do percurso feito por "três reis magos do oriente", que avistaram uma estrela incomum no céu e, após alguns meses observando-a, começaram a segui-la.

O próprio Jesus profetizou que “este evangelho do reino será pregado em todo o mundo” (Mateus 24:14). Para cumprir essa profecia e levar o evangelho a todo o mundo, o Senhor chama missionários.

Isaías fala dos juízos de Deus contra as nações iníquas. Israel encherá a Terra. Isaías 28–35 Isaías prediz a apostasia, a Restauração e o surgimento do Livro de Mórmon. Israel será dispersa por ter rejeitado o Senhor e os profetas.

Profeta Zacarias

Quando Jesus Cristo entrou em triunfo em Jerusalém, Ele cumpriu a profecia feita pelo Profeta Zacarias centenas de anos antes.

Nesta lição as crianças ficarão sabendo de alguns acontecimentos importantes que o profeta Isaías predisse cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo.

profeta Ezequiel

Assim como o profeta Ezequiel foi chamado para profetizar, nós temos também uma mensagem de restauração e vida... através da inspiração do Espírito Santo de Deus, podemos anunciar que ainda há vida, esperança e conquistas.

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Os magos, então, ofereceram ao menino Jesus três presentes: incenso, mirra e ouro. Após isso, foram avisados por Deus em um sonho que não deveriam informar nada a Herodes e, assim, retornaram para sua terra por outro caminho.

Há relatos que dão conta que eram 12 os magos, mas Melquior, Gaspar e Baltasar, saídos de pontos diferentes, se encontraram ao seguir a Estrela de Belém e juntos enganaram Herodes e chegaram à manjedoura onde estava o Menino Jesus.

Astrônomos do século XVI explicaram que se a Estrela de Belém se tratava de um cometa, mais precisamente o cometa Halley.

Jeremias 21–38.
Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.

CASSIANE. Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus.

Jeremias 21–38 Jeremias prega durante o reinado do rei Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém. Aqueles que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão no cativeiro por 70 anos. Nos últimos dias, o Messias retornará, reinará e reunirá Seu povo.

cativeiro babilônico

Ezequias revela sua riqueza a Babilônia — Isaías profetiza o cativeiro babilônico.

Isaías 6 registra que no ano em que o rei Uzias morreu, Isaías teve uma visão na qual foi arrebatado até o trono de Deus. Ele viu o verdadeiro Rei lá e recebeu seu chamado para pregar arrependimento ao povo. Outros profetas tiveram experiências parecidas (ver 2 Néfi 11:2–3).

Assim, as palavras introdutórias de Isaías 52.13 deixam claro que se segue uma profecia a respeito do Messias, o prometido Redentor de Israel: Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime.

A uma mulher, a Maria de Magdala, foi dada a honra de ser a primeira entre os mortais a ver uma Alma ressurreta, e essa Alma era o Senhor Jesus.

Dentre suas últimas palavras sobre a Terra, depois de todas as ações e ensinamentos, o Senhor deixa assegurada uma promessa um tanto quanto misteriosa aos seus discípulos: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28, 20).