Quem produz o oxigênio da Terra?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

Cerca de um quinto de todo ar que você respira é composto por oxigênio. O elemento químico inundou a atmosfera terrestre há mais de dois bilhões de anos e é fundamental à vida.

Estima-se que 50-80% do oxigênio da Terra é produzido nos oceanos. A maior parte dessa produção é realizada pelo plâncton oceânico, ou seja, plantas a deriva, algas e algumas espécies de bactérias que podem realizar fotossíntese.

gérberas

As gérberas liberam oxigênio durante a noite, tornando a respiração mais fácil enquanto você dorme. Por isso, são recomendadas para quem sofre de apneia ou alergias, como rinite.

Algas marinhas, elas sim são os verdadeiros pulmões do mundo
As algas marinhas são uns dos seres mais antigos do planeta e vamos falar sobre elas porque produzem 54% do oxigênio disponível na Terra, fenômeno que já vem acontecendo há 3,5 bilhões de anos!

O oxigênio é obtido industrialmente por meio do processo de destilação criogênica, isto é, que envolve baixas temperaturas. A matéria-prima dessa produção é o ar atmosférico, que tem aproximadamente 20% de oxigênio em sua composição. “Após a captação na atmosfera, o ar é comprimido e resfriado até se liquefazer.

Como a fotossíntese não pode ocorrer devido à falta de luz solar, o processo é invertido e plantas exalam dióxido de carbono absorvendo o oxigênio do ar. E se as plantas estão competindo com você pelo o oxigênio do quarto, portanto seria lógico e saudável não mantê-las em seu quarto durante a noite.

O oxigénio encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20% em volume. É o responsável por todos os processos de combustão e, por isso, é imprescindível para a vida. Uma quinta parte dos gases da atmosfera que rodeia a Terra é constituída por oxigénio.

Uma das explicações mais aceitas responsabiliza as cianobactérias por essa mudança atmosférica, micróbios que começaram a utilizar a energia do Sol para produzir carboidratos e oxigênio a partir da água e do dióxido de carbono.

De acordo com a tese apresentada em artigo da publicação científica Journal of Geophysical Research: Planets, uma nebulosa produzida a partir do Sol carregou uma quantidade enorme de hidrogênio pelo sistema solar; quando colidiu com a Terra, o gás teria se combinado com o oxigênio, resultando em processo químico ...

Admite-se que uma pequena fração da água existente na Terra tenha chegado mais tarde, mediante o choque de cometas e asteroides. E que uma fração ainda menor possa ter-se formado localmente, por meio de processos físico-químicos endógenos. Mas a maior parte da água veio com os planetesimais”, disse Izidoro.

O oxigênio molecular é liberado na atmosfera graças ao processo de fotossíntese, o principal evento desse ciclo. Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) utilizam gás carbônico para sintetizar seu próprio alimento e, durante o processo, liberam oxigênio para o meio.

São várias as causas de não termos esta capacidade, mas uma das principais é de que na água há muito pouco oxigênio dissolvido, sendo que o ar tem vinte vezes mais oxigênio.

A planta troca gás carbônico e oxigênio com o ambiente através dos estômatos. Durante a fotossíntese, a planta permite a entrada de CO2 na folha e a liberação do O2 para o ambiente. Por outro lado, durante a respiração ela libera CO2 para o ambiente e permite a entrada do O2.

Muito diferente da atmosfera atual, que consiste primariamente em nitrogênio e gás oxigênio. Apesar da luz solar conseguir separar o vapor d'água da atmosfera nos elementos químicos oxigênio (O) e hidrogênio (H), o oxigênio rapidamente reagia com o metano, ficando preso à crosta terrestre.

Pegue uma furadeira sem fio e perfure a terra, depois preencha parte desses buracos com rochas menores e deixe o resto vazio para que eles se preencham naturalmente. Esses buracos ajudarão a oxigenar a área das raízes.

Um hectare de eucalipto produz, por ano, oxigénio para entre 37 a 80 pessoas.

Um estudo da Universidade de São Paulo indica que algumas espécies absorvem mais CO2 da atmosfera, como Feijão-do-mato, Guapuruvu, Pau-jacaré, Jacarandá-da-bahia e Jatobá.

Mas como as algas marinhas produzem oxigênio? As algas são organismos fotossintetizantes e, em resumo, no processo de fotossíntese ocorre três principais fatores: a captura de gás carbônico atmosférico, a renovação de oxigênio atmosférico e a condução do fluxo de matéria e energia nos ecossistemas.

Árvores são fontes de oxigênio
Esse processo acontece através da fotossíntese, que ocorre de duas maneiras: quando a planta obtém glicose, durante o dia, e por meio da respiração, quando a planta “quebra” a glicose para obter energia, durante a noite.

O grupo MAT, maior produtor de cilindros das Américas chegou a essa marca em 2020. Antes da pandemia, motivos para fazer a festa não faltavam: a companhia cresceu 22% em volume de cilindros vendidos em relação a 2019 e aumentou em 29% o faturamento, atingindo a marca de R$ 160 milhões.