Quem produz o hormônio cortisol?

Perguntado por: oviana2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Farmácia da UniRV¹, cortisol é produzido pelo córtex adrenal, dentro da glândula adrenal, localizada na parte superior dos rins. Sua liberação ocorre em resposta às situações de estresse e quando há baixa concentração de glicose no sangue.

O cortisol alto pode ocorrer por um excesso de produção do organismo, principalmente quando a pessoa tem determinados tumores ou doenças. Outras vezes, o cortisol aumenta pelo uso prolongado de medicamentos formulados com corticoides.

O que o cortisol baixo pode causar? O cortisol baixo provoca os sintomas de depressão, cansaço, compulsão de comer doce e fraqueza. Dependendo da situação pode desencadear a doença de Addison, um distúrbio no qual as glândulas adrenais não produzem hormônios suficientes.

endorfina

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

O cortisol é produzido no córtex da glândula suprarrenal (ou adrenal) especificamente na zona fasciculada. As glândulas suprarrenais, direita e esquerda, ficam localizada nos polos dos respectivos rins, e fazem parte do sistema endócrino.

Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea.

Geralmente, também é uma boa ideia evitar açúcar, alimentos processados, gorduras trans e bebidas açucaradas. Eles aumentam sua carga adrenal, aumentam o número de oxidantes em seu corpo e podem contribuir para inflamação, ganho de peso, problemas de saúde mental e muito mais.

Relora® é um produto natural que ajuda no reequilíbrio hormonal. O cortisol é um hormônio liberado pelas glândulas que ficam acima dos rins, chamadas de adrenal, sempre que o nosso cérebro percebe que precisamos de proteção para lidar com situações de pressão e estresse.

O consumo regular de chá preto pode ajudar na recuperação mais rápida do estresse diário, de acordo com pesquisa do University College London. Os pesquisadores descobriram que esse tipo de chá ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse, no sangue.

Vitamina B5. Um nutriente que auxilia a produção de serotonina e, quanto mais houver essa substância no organismo, menor o nível de cortisol e mais bem-estar e felicidade. Alguns exemplos de alimentos são fígado bovino, salmão, abacate, sementes de girassol e damasco.

O valor de referência do nível de cortisol no sangue é: Manhã: 5 a 23 mcg / dL; Fim do dia: 3 a 16 mcg / dL.

Dicas para controlar o nível de cortisol

  1. Alimente-se de forma equilibrada. ...
  2. Hidrate-se corretamente. ...
  3. Tenha uma rotina de exercícios. ...
  4. Mantenha o sono regulado. ...
  5. Desenvolva passatempos. ...
  6. Entenda as causas do estresse. ...
  7. Descanse.

O corpo produz cortisol naturalmente durante as horas que você está dormindo. Durma de 6 a 8 horas por noite e tente ir dormir no mesmo horário todas as noites. Crie um ambiente tranquilo, sem luz ou barulho para ter um sono profundo e ajudar a aumentar os níveis de cortisol.

Como avaliar os níveis de cortisol
No caso de suspeita de insuficiência adrenal (cortisol baixo) geralmente é feita a coleta de manhã, entre as 8 e as 9 horas. Valores inferiores a 5 µg/dL são indicativos de insuficiência adrenal e valores acima de 18 µg/dL excluem esse diagnóstico.

O beijo libera serotonina, o hormônio do bem-estar, reduzindo a liberação de hormônios do estresse. Isso faz com que as células responsáveis pelo sistema imunológico possam produzir defesas para o organismo.

A ocitocina forma, junto com a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, por sua capacidade de regular as sensações humanas.

O cortisol, um hormônio ligado a diversas regulagens de funções metabólicas no organismo, é liberado em grande quantidade como reação ao estresse.

Endorfina

Endorfina. A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo organismo e é liberada pela glândula hipófise. O termo vem da junção das palavras “endo” (interno) e “morfina” (analgésico opiáceo).

O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.

As frutas cítricas como laranja, acerola, abacaxi, mexerica e limão, são excelentes anti-inflamatórios por serem ricos em vitaminas B e C e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, além de flavonoides e carotenóides, que agem diminuindo os danos nas células que podem causar inflamação e desenvolvimento de ...