Quem produz o gameta masculino?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

testículos

Na mulher, os gametas são produzidos nos ovários, enquanto que nos homens os gametas são produzidos nos testículos.

Gametogênese é a produção de gametas. O gameta masculino é o espermatozoide, e o gameta feminino é o óvulo. A produção de espermatozoides é chamada de espermatogênese e ocorre nos testículos. A gametogênese feminina é a oogênese e se dá nos ovários.

Nos seres humanos, os gametas femininos são os óvulos e os masculinos, os espermatozoides.

Os epidídimos são estruturas responsáveis por armazenar os espermatozoides para o seu amadurecimento, mantendo-os até que sejam capazes de se movimentar adequadamente. Quando o órgão é afetado por doenças e alterações no organismo, sua função pode ser comprometida, dificultando o caminho até a gravidez.

Os gametas masculinos são os espermatozoides, células móveis flageladas que garantem a reprodução sexuada dos animais. Essas células são formadas nos testículos, por meio de um processo denominado espermatogênese, e são liberadas no momento da ejaculação.

Onde são produzidos e armazenados os espermatozoides
Eles são armazenados no epidídimo, um canal alongado localizado atrás de cada testículo, onde os espermatozóides amadurecem e se preparam para a ejaculação.

As células que dão origem aos gametas, chamadas células germinativas primordiais (CGPs), são encontradas até a quarta semana na parede do saco vitelínico e a partir de então iniciam a migração, por movimento amebóide, e fixam-se na parede dorsal do corpo, local em que irão formar as gônadas.

TAMANHO: o gameta feminino é significativamente maior que o masculino. CROMOSSOMOS: o oócito SEMPRE libera um cromossomo X, enquanto o espermatozoide pode fornecer o cromossomo X ou Y. Em outras palavras, o sexo biológico (cromossômico) do embrião é sempre definido pelo pai.

Na mulher, os gametas são produzidos nos ovários, enquanto que nos homens os gametas são produzidos nos testículos. O processo de gametogênese na mulher é chamado de ovogênese ou oogênese, já o processo de formação de gametas no homem é chamado de espermatogênese.

Os gametas são formados a partir de células especializadas chamadas células germinativas, que passam por várias divisões celulares do tipo mitose que faz com que se multipliquem. O processo de formação dos gametas recebe o nome de gametogênese.

A gametogênese masculina (espermatogênese) ocorre nos testículos, com a divisão e a maturação celular ocorrendo especificamente dentro dos túbulos seminíferos. Já a gametogênese feminina (ovogênese) ocorre nos ovários.

O que é fecundação?

  • Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. ...
  • Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. ...
  • Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo.

ovário

Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução. Essas células são produzidas no ovário em um processo chamado ovogênese.

O encontro do óvulo com o espermatozoide ocorre na Trompa de Falópio, porém, quando não ocorre a fecundação o material biológico masculino morre dentro do órgão reprodutor feminino e o óvulo é eliminado em conjunto com a menstruação.

A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen.

A bolsa escrotal, além de proteger os testículos, tem a função de manter a temperatura deles em torno de um grau abaixo da temperatura corporal, fundamental para que ocorra a produção dos espermatozoides.

Os testículos são duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que constituem o sistema reprodutor masculino. Eles estão localizados no interior da bolsa escrotal, o que permite que a temperatura seja inferior à do interior da cavidade abdominal.

Além disso, a ejaculação frequente pode levar ao desequilíbrio hormonal, o que pode afetar a libido e a fertilidade. É importante lembrar que a ejaculação diária pode também aumentar o risco de infecções urinárias, pois a frequência pode prejudicar a saúde da uretra.

Estudos mostram que o tempo médio de vida dos espermatozoides depois de ejaculados é de cerca de três dias. Porém, os mais saudáveis podem sobreviver por até cinco dias. O tempo de sobrevida está relacionado a diversos fatores, incluindo a fase do ciclo menstrual feminino.

Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.