Quem produz a ocitocina?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.

Ocitocina, também chamada de oxitocina, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea. São encontrados receptores de ocitocina em células de todo o corpo.

neuro-hipófise

Hormônios da neuro-hipófise
A neuro-hipófise é responsável por secretar dois hormônios que são produzidos pelo hipotálamo: o hormônio antidiurético e a ocitocina.

Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise. O hormônio antidiurético atua na reabsorção de água.

No geral, a baixa quantidade de ocitocina tem o efeito inverso da quantidade saudável. Isso pode causar tristeza, tensão, estresse, baixa na libido, apatia e antipatia, dores musculares e ansiedade.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo.

O hipotálamo é uma região do diencéfalo responsável por manter a homeostase do organismo e, para isso, controla algumas funções do corpo, como temperatura e gasto energético. O hipotálamo é a região do diencéfalo responsável por manter a homeostase do organismo.

Confira uma lista com os principais hormônios da felicidade e utilize-os a seu favor

  • Os principais hormônios da felicidade.
  • Melatonina.
  • Serotonina.
  • Dopamina.
  • GABA.
  • Endorfina.
  • Ocitocina.
  • Noradrenalina.

Meditar; Ter uma boa noite de sono; Ter uma alimentação balanceada e saudável; optando por alimentos específicos que auxiliam a produção desses hormônios, como abacate, ovos, nozes, abacaxi e espinafre; Viver ao lado de pessoas que amamos.

A ocitocina no homem ajuda a melhorar as relações íntimas e o afeto, facilitando o apego e a confiança entre os parceiros. Esse hormônio é liberado em maior quantidade quando se está próximo ao parceiro e no início do relacionamento, sendo considerado popularmente como o “hormônio do amor”.

Algumas situações, como contato físico, abraços, massagens, música, leitura, sexo, atividade física e alimentação balanceada, incitam a produção do hormônio. Por outro lado, solidão, ansiedade, depressão, estresse, sedentarismo e hábitos como fumar, ingerir bebida alcoólica, açúcar e carboidratos em excesso, a inibem.

A glândula pineal ou epífise é um agente cronobiótico. Isso significa que ela sincroniza nosso relógio interno com o ciclo claro-escuro. Na ausência de luz, esse pequeno órgão cerebral de apenas 120 miligramas produz o hormônio que nos leva ao mundo dos sonhos: a melatonina.

Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina. Variações na produção destes podem levar a diversos problemas de saúde.

A neurohipófise armazena e secreta somente dois hormônios: ocitocina — participa das contrações da musculatura uterina, sendo fundamental para o trabalho de parto; hormônio antidiurético — controla a reabsorção de água nos rins para evitar a perda excessiva de líquidos.

O principal hormônio é a tiroxina, conhecida como T4. A tiroxina atua em todo o corpo, influenciando o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento e a temperatura do corpo.

A hipófise ou glândula pituitária é um pequeno órgão localizado na cavidade do osso esfenoide – a sela túrcica. Se liga ao hipotálamo, situado na base do cérebro, por um pedículo que representa a ligação entre a hipófise e o sistema nervoso central.

Exemplificando: o frio estimula o hipotálamo a liberar o TRH – Hormônio liberador de Tireotrofina. Esse TRH estimula a hipófise a produzir e secretar o TSH – Hormônio Estimulante da Tireoide, que então é liberado e vai estimular a tireoide.

A endocrinologista Andressa Heimbecher dá dicas de alimentos e atividades que podem ajudar na produção desses hormônios da felicidade no nosso dia a dia.
...

  • Carne bovina, de porco e de cordeiro.
  • Todos os tipos de feijão.
  • Soja.
  • Nozes.
  • Grãos integrais.
  • Banana.
  • Abacate.
  • Brócolis.

2.1. Substituir a ocitocina por metilergometrina 1 mL (0,2 mg) em injeção intramuscular ou misoprostol via retal 600 mcg; 2.2.