Quem privatizou a refinaria?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

O governo Bolsonaro privatizou a Rlam em março do ano passado para o grupo Mubadala Capital, fundos dos Emirados Árabes Unidos, por US$ 1,65 bilhão. De acordo com o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), a refinaria foi vendida por um preço 55% abaixo do valor de mercado.

A primeira refinaria nacional, que entrou em operação em 1950– antes mesmo da criação da Petrobras -, também foi a primeira refinaria da petrolífera brasileira a ser privatizada no governo Bolsonaro.

O governo Bolsonaro vendeu campos de petróleo em mar e em terra. Também vendeu e fechou fábricas estatais brasileiras de fertilizantes e nitrogenados do Sistema Petrobrás. Vendeu fábricas petroquímicas construídas pelo governo Lula.

Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida. A produção de petróleo é mais incerta e arriscada, por isso a margem de lucro é maior.

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, disse que a conclusão da venda reflete a importância da gestão de portfólio e fortalece a estratégia da companhia. “Esta operação de venda é um marco importante para a Petrobras e o setor de combustíveis no país.

A refinaria foi vendida para o Grupo Mubadala – fundo financeiro de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes – pelo valor de US$ 1,6 bilhões.

Dessas, 10 são de propriedade da Petrobras e 9 são de controle privado, incluindo a Refinaria de Mataripe (ex-Rlam), na Bahia, a unidade de xisto (SIX) e a Refinaria de Manaus (Reman) vendidas em 2021.

E em Salvador, onde tem a gasolina mais cara do país, a população está pagando caro a conta da privatização da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). A Rlam foi vendida no final de novembro de 2021 pela metade do preço que valia para o Fundo Mumbadala, dos Emirados Árabes.

“A Petrobras concluiu a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e de seus ativos logísticos associados, incluindo o Terminal de Madre de Deus, localizados no Estado da Bahia, para a MC Brazil Downstream Participações S.A., empresa do Grupo Mubadala Capital.

A Refinaria Abreu e Lima (RNEST) é uma refinaria de petróleo sendo construída em Ipojuca, no litoral sul do estado brasileiro de Pernambuco, que está em operação parcial, com autorização para produzir 100 mil barris de petróleo/dia. É a primeira refinaria inteiramente construída com tecnologia nacional.

Na lista estão as empresas: Correios, Eletrobras, Telebras, Casa da Moeda, EBC, Lotex, Codesp, Emgea, ABGF, Serpro, Dataprev, CBTU, Trensurb, Ceagesp, Ceasaminas, Codesa, Ceitec, .

(Petrobras; pronunciado Petrobrás) é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista.

A venda de ativos acontece depois que a Petrobras correu todos os riscos, de uma estratégia com objetivos que iam além dos interesses apenas de lucro. Além disso, é uma venda que ocorre no pior momento do setor, afetado pelo impacto da pandemia nos preços dos ativos.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

A Venezuela é o país líder em termos de reservas de petróleo, com mais de 303 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície. A Arábia Saudita é o segundo país com 267 bilhões, e o Canadá o terceiro com 170 bilhões de barris de reservas de petróleo.