Quem primeiro estudou o átomo?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Entre eles estavam os dois filósofos gregos Demócrito e Leucipo que, em meados de 450 a.C, levantaram a hipótese de que tudo seria formado por pequenas partículas indivisíveis, que eles denominaram de átomos.

Nagaoka (1865 – 1950), Lorde Rayleigh (1842 – 1919), G. A.Schott (1868 – 1937), E. Rutherford (1871 – 1937), J. W. Nicholson (1881 – 1955) e Niels Bohr (1885 – 1962).

O modelo atômico adotado até hoje foi elaborado pelo neozelandês Ernest Rutherford, em 1911. Ao disparar partículas alfa (uma das formas de radioatividade) contra uma placa de ouro muito fina, ele percebeu que a maioria atravessava o metal, enquanto umas poucas eram rebatidas.

Foi nesse momento que foi descoberta a primeira partícula subatômica: o elétron. A partir dessa descoberta, foi necessária a criação de um novo modelo, e foi Joseph John Thomson que propôs o modelo atômico formado por uma esfera de cargas positivas com elétrons espalhados em sua superfície.

O hidro-hélio, formado pela combinação de um átomo de hidrogénio com um de hélio, foi sintetizado pela primeira vez em laboratório em 1925, e desde a década de 1970 que se supunha ter sido a primeira molécula a surgir após a formação do universo, mas até hoje não tinha sido detetada no espaço sideral.

Os primeiros átomos (completos com eletrões a si ligados) foram, em teoria, criados 380 000 anos após o Big Bang, durante uma era denominada recombinação, quando o universo em expansão arrefeceu o suficiente para permitir aos eletrões ligarem-se aos núcleos.

O modelo atômico ficou conhecido como bola de bilhar, pois na época o átomo era caracterizado como uma unidade esférica, maciça e indestrutível, semelhante a uma bola de bilhar.

Em grande parte da história das ciências naturais as pessoas contemplaram a natureza exata da matéria. A ideia de que a matéria era feita de blocos de construção discretos, a assim chamada teoria particulada da matéria, foi proposta primeiro pelos filósofos gregos Leucipo (c. 490 a.C.) e Demócrito (c. 470-380 a.C.).

Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons. Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

O átomo é a unidade fundamental da matéria e a menor fração capaz de identificar um elemento químico, pois detém sua identidade. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.

O maior átomo já gerado em uma situação experimental atende por Oganesson (Og) e tem 118 prótons no núcleo. No papel, ele é um gás nobre – ou seja: apesar de ser uma bizarra criação humana, haveria alguma chance de que tivesse propriedades similares ao do hélio.

Qual é a coisa mais antiga do Universo? HD 140283 (ou estrela de Matusalém) é uma estrela subgigante pobre em metais a cerca de 200 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Libra, perto da fronteira com Ophiuchus.

O corpo humano é formado por 7 octilhões de átomos e possui aproximadamente 10 trilhões de células. Os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.

Então, se tudo é feito de átomos, sabemos quantos átomos existem no universo? Para começar "pequeno", existem cerca de 7 octilhões, ou 7x10^27 (7 seguidos por 27 zeros), átomos em um corpo humano médio, de acordo com o The Guardian.

Quantos átomos de hidrogênio há aproximadamente no sol.? Resposta: O número de átomos de hidrogênio, nH, será 1,19 . 10 ^ (57) átomos.

Joseph John Thomson

Joseph John Thomson (Foto: Reprodução de TV)
Com essa descoberta, Thomson mudou mais de dois mil anos de história, e mostrou que o átomo podia ser dividido. A palavra átomo, apesar de ser usada até hoje, se tornou uma contradição: o átomo era divisível!

Thomson

O elétron é o que hoje chamamos de uma partícula elementar. Thomson descobriu esta primeira partícula elementar. Por ter mostrado que os raios catódicos consistem de partículas, ele ganhou o prêmio Nobel em 1906.

Quartzo, a primeira matéria-prima.

Continuar lendo O que a Nasa estudou?