Quem presta serviço e o quê?

Perguntado por: amuniz6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Um prestador de serviços é uma pessoa que presta as suas atividades profissionais em troca de uma remuneração, sem que isso configure vínculo empregatício com o seu contratante. Essa oferta pode ser tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Significado de Prestador
substantivo masculino Aquele que presta um serviço; fornecedor: prestador de serviços. adjetivo Que presta; que faz bem. Que gosta de ajudar outros e o faz com frequência; prestadio, prestativo.

Empregado é o trabalhador subordinado que recebe ordens, é pessoa física que trabalha todos os dias ou periodicamente e é assalariado, ou seja, não é um trabalhador que presta seus serviços apenas de vez em quando ou esporadicamente. Além do que, é um trabalhador que presta pessoalmente os serviços.

O que é prestação de serviço? A prestação de serviço se define como qualquer atividade econômica que supre as demandas do mercado sem abranger uma mercadoria. O próprio termo serviço significa servir uma demanda humana através de atividade em específico.

O que significa prestação de serviços? É o termo utilizado para indicar a execução de um trabalho oferecido ou contratado por terceiros (empresa ou comunidade). Ela se caracteriza por ser intangível e inseparável, ou seja, que é produzida e utilizada ao mesmo tempo. Além disso, não resulta na posse de um bem.

Por exemplo, este acordo pode ser assinado sempre que uma pessoa se compromete a realizar um trabalho. Ou exercer uma atividade, mediante determinada remuneração. Portanto, o contrato de prestação de serviços é celebrado entre o contratante ( locatário ou tomador) e o contratado (prestador de serviço).

O prestador de serviços PJ nada mais é que um profissional que realiza suas atividades sem vínculo empregatício. Ou seja, diferentemente do empregado, sua relação de trabalho não segue as regras da CLT.

A diferença entre o empregado e o prestador de serviço é que esse último não poderá ter o caráter de subordinação e pessoalidade, ou seja, o prestador tem liberdade na forma como irá executar o serviço, bem como poderá fazer-se substituir por outro, desde que mantida a qualidade técnica do serviço.

O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa.

R$ 2.224,00

Hoje quem trabalha como Prestador de Serviços ganha em média um salário de R$ 2.224,00.

O tomador de serviço é aquele que contrata um serviço e o prestador é quem vende sua força de trabalho para uma empresa ou pessoa física. Conhecendo as diferenças entre um e outro evita erros no preenchimento de documentos fiscais. Hoje vamos elencar algumas das principais diferenças, acompanhe!

Veja quais são os prestadores de serviços mais procurados

  • Profissionais de limpeza;
  • Técnicos em serviços elétricos;
  • Técnicos em serviços de informática;
  • Técnicos em serviços hidráulicos;
  • Transportadores e montadores de móveis;
  • Pintores.

Pode-se dizer que existem dois tipos principais de prestação de serviços:

  • Prestadores de Serviços Fixos: possuem um escritório, sala ou sede, e fornecem serviços específicos. ...
  • Prestadores de Serviços contratados: são profissionais ou empresas que prestam serviços de acordo com um contrato de serviço firmado.

Pessoa que trabalha: 2 empregado, operário, funcionário, colaborador, assalariado, salariado, contratado, subordinado, subalterno, criado, servente, servidor, oficial, proletário, jornaleiro, obreiro, obrador, agente, artesão, artista, mestre, produtor, fabricante, fabricador, artífice, fâmulo, feitor, fabro, peão.

Ou seja, o serviço só se caracteriza enquanto tal na medida em que há realização de trabalho, independente dos insumos utilizados, se tangíveis ou intangíveis, e dos meios de trabalho utilizados, se humanos ou mecânicos.

O tomador de serviço é quem contrata e recebe o serviço, o destinatário da produção ou execução do que foi adquirido ou contratado. Esse papel pode, portanto, ser ocupado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Caso um prestador de serviços possua um salário (remuneração mensal), com metas, horários a cumprir, que seja subordinado hierarquicamente a seu superior, ele na verdade é um empregado!