Quem preparou a Ceia?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Mas de acordo com o Evangelho de Marcos, Jesus se preparou para a Última Ceia no “primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam o cordeiro pascal”.

Esta foi instituída no final daquela. Lucas menciona dois cálices (Luc 22.17-20); Mateus, Marcos e Lucas mencionam ambas as ceias, João somente cita a Páscoa. A instituição da Santa Ceia, é relatada por dois apóstolos que foram testemunhas oculares e participantes dela, a saber; Mateus e João.

"Os especialistas em Bíblia e os cristãos acreditam que a última ceia começou depois do pôr do sol de quinta-feira, e a crucificação foi realizada no dia seguinte, às 09h00.

Episódio bíblico da última refeição de Jesus Cristo com os seus discípulos, na qual foi instituída a eucaristia, celebrada no ritual da missa católica. (Geralmente com inicial maiúscula.) Representação artística dessa refeição. (Geralmente com inicial maiúscula.)

Na Bíblia encontramos 7 tipos de ceias de grande significado e que representava algo importante para o momento.

O Cálice - Salmo 115 (116B) - Ceia do Senhor Ano A.

Foi celebrada no Cenáculo, em Jerusalém (local onde os discípulos se voltariam a reunir após a Ascensão), e a Eucaristia foi nela instituída. S.

Abrão se emociona ao conhecer o sacerdote Melquisedeque – Gênesis.

Doze apóstolos sentados à mesa com Jesus Cristo. A cena é conhecida universalmente e já foi retratada em diversos afrescos, mas a representação mais famosa de “A última ceia” veio em 1497 e leva a marca de Leonardo da Vinci.

É a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus. Por isso, afirmamos que a Santa Ceia é muito mais símbolo, descreve uma realidade que pode ser experienciada pela fé. Algo que penetra no coração humano e traz profunda satisfação que nos faz viver e gostar da vida como um dom de Deus.

A Última Ceia foi relatada pelos quatro evangelhos canônicos em Mateus 26:17–30, Marcos 14:12–26, Lucas 22:7–39 e João 13:1 até João 17:26. Além disso, ela aparece também em I Coríntios 11:23–26.

Qualquer um dos alimentos que você serviu cozido durante a festa deve ser conservado na geladeira, antes e depois da ceia. Capriche na decoração da mesa e deixe para trazer os pratos pouco antes de servir. Após a refeição, guarde tudo o quanto antes, para garantir que as sobras estejam seguras para a reutilização.

E, esses elementos, simbolicamente representam para os cristãos, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Então o pão [...] representa, e é importante dizer que representa, porque a gente se distancia da ideia católica de transubstanciação, ele representa o corpo e o vinho representa o sangue.

Os critérios básicos são: estar aliançado com Cristo, contudo, não proibimos ninguém de participar, apenas ensinamos o que a Bíblia diz, para que cada pessoa julgue-se a si mesma. Nem Judas Iscariotes, em pecado e endemoninhado foi proibido por Jesus de participar da Ceia (Lc 22.3,21).

Então, Jesus teria repartido o pão e o vinho, dito que o que ali estavam era o seu corpo e o seu sangue, recomendado que seus seguidores prosseguissem fazendo isso "em memória de mim".

EFA ou Baú, era uma medida judaica para grãos e às vezes para líquidos, equivalente a cerca de 22 litros, segundo os livros bíblicos dos Juízes (capítulo 6, versículo 19) de Rute (capítulo 2 versículo 17) e de Zacarias (capítulo 5, versículos 6, 7 e 10).

As posições quanto a ordenança ou sacramento da Ceia do Senhor são: Transubstanciação (Igreja Católica Romana); Consubstanciação (Posição Luterana); Presença real ou mística por meio da fé (Calvino, presbiterianos e reformados, batistas calvinistas e reformados) e memorial (Ulrich Zwinglío, batistas).

É uma mudança na mente e no coração que nos dá uma nova perspectiva sobre Deus, sobre nós mesmos e sobre o mundo. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. O arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.

Temos que discernir o corpo de Cristo, ou seja, discernir a maneira que o Senhor estabeleceu para que a Igreja viva, cada um fazendo a sua parte, cada membro cumprindo, realmente, o papel dEle no corpo de Cristo. A ceia é exatamente para você discernir o corpo de Cristo.

Ceia do Senhor na Bíblia. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês.