Quem prendeu o filho de El Chapo?

Perguntado por: umodesto . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Ovidio Guzmán López foi detido pela polícia do país na cidade de Culiacán; ele já havia sido preso em 2019. A polícia do México prendeu, mais uma vez, nesta 5ª feira (5. jan. 2023), Ovidio Guzmán López, um dos filhos do traficante de drogas Joaquín “El Chapo” Guzmán.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou na tarde desta sexta-feira (8) a prisão do traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera, um dos mais poderosos do país. A informação foi divulgada no Twitter do presidente. Não há mais detalhes sobre a prisão dele.

Um dos filhos de El Chapo, Ovidio Guzmán, conhecido pelo apelido "El Ratón", foi preso em 5 de janeiro na cidade de Culiacán, no México. Autoridades e especialistas em narcotráfico consideram que Ovidio, de 32 anos, assim como três de seus irmãos herdaram o controle de "El Chapo" sobre o cartel de Sinaloa.

Após a prisão de Joaquín El Chapo Guzmán e seu filho Ovidio Guzmán López, o cartel agora é chefiado pelo líder da velha guarda Ismael Zambada García (também conhecido como El Mayo) e os outros filhos de Guzmán, Jesús Alfredo Guzmán e Ivan Archivaldo Guzmán Salazar.

Os filhos do notório narcotraficante Joaquín Guzmán, o 'El Chapo', são acusados de torturar rivais e usá-los ainda vivos como alimentos para tigres.

Ovidio Guzmán Lopez, apelidado de "El Ratón" ou "El Nuevo Ratón" ("O rato" ou "O novo rato"), é considerado um criminoso perigoso, acusado de tráfico de drogas pelas autoridades dos Estados Unidos e apontado como um dos líderes do cartel de Sinaloa.

Em 18 de julho de 2019, ele foi condenado à prisão perpétua, que cumpre na prisão de segurança máxima ADX Florence, no deserto montanhoso do Colorado.

No caso de El Chapo, os 12,6 bilhões de dólares são um cálculo do Ministério Público dos EUA, a partir da quantidade de droga que El Chapo e sua organização venderam por lá. O júri considerou provado que Guzmán movimentou mais de 130.000 quilos de heroína e cocaína no país de 1989 a 2014.

A polícia mexicana prendeu, nesta quinta-feira, Ovidio Guzmán-López, filho do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán e um dos líderes do Cartel de Sinaloa, no Oeste do país. A prisão foi realizada em uma operação em Jesús María, na capital do estado, Culiacán, nas primeiras horas da manhã.

Pablo Escobar brasileiro: um dos maiores traficantes do mundo é ex-PM - 23/05/2023 - UOL Notícias.

Em 18 de julho de 2019, a Justiça o condenou à prisão perpétua, pena que ele cumpre na prisão de segurança máxima ADX Florence, situada no deserto montanhoso do estado do Colorado.

Seu nome é Dámaso López Núñez, mais conhecido como “El Licenciado”.

Após a condenação de seu pai nos Estados Unidos por tráfico de drogas em 2019, Ovidio Guzmán, também conhecido como "El Ratón", foi considerado um dos líderes do cartel de Sinaloa e foi acusado por Washington de conspirar para distribuir drogas a serem importadas para os Estados Unidos.

  • Miguel Ángel Guzmán Loera
  • Arturo Guzmán Loera
  • Aureliano Guzmán Loera
  • Ovidio Guzmán Loera
  • Emilio Guzmán Loera

Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana.

Los Zetas

Los Zetas (The Zs) é um sindicato criminoso mexicano, anteriormente um dos mais perigosos cartéis de drogas do México. Eles são conhecidos por se envolverem em táticas de choque e pavor brutalmente violentas, como decapitações, tortura e assassinato indiscriminado.

Caro Quintero, conhecido como o “narco dos narcotraficantes”, é considerado pelas autoridades mexicanas o fundador do cartel de Guadalajara. Ele é acusado de traficar principalmente metanfetamina, heroína, cocaína e maconha.

Ovidio Guzmán López foi detido pela polícia do país na cidade de Culiacán; ele já havia sido preso em 2019. A polícia do México prendeu, mais uma vez, nesta 5ª feira (5. jan. 2023), Ovidio Guzmán López, um dos filhos do traficante de drogas Joaquín “El Chapo” Guzmán.

Os “Chapitos” são quatro filhos de Joaquín Guzmán, ex-líder do cartel: Iván Guzmán Salazar, 40; Alfredo Guzmán Salazar, 37; Joaquín Guzmán López, 36; e Ovidio Guzmán López, 33.