Quem prendeu Hera?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Tétis, no entanto, convocou Briareus que conseguiu desamarrar rapidamente Zeus, que foi impiedoso com com sua principal conspiradora: ele prendeu Hera no céu com correntes de ouro.

7 – Só teve uma amante de Zeus que escapou da fúria da esposa traída: Maia, a mãe de Hermes e uma das sete plêiades filhas de Atlas. Hera admirava a sua beleza e simpatia.

Hera foi a deusa das mulheres, do casamento, da família e dos nascimentos. Foi casada com Zeus, o deus mais poderoso da mitologia grega, por isso, foi a rainha dos deuses. Foi extramente ciumenta por conta das traições de Zeus. Foi vingativa e puniu todos os que a prejudicaram.

Até o próprio Zeus tem medo de sua esposa quando está furiosa. Devido a ela ser a Deusa do Casamento, ela tem grande ódio pelas amantes e filhos ilegítimos de Zeus, já que elas são evidências concretas das infidelidades do marido.

Impedida de pensar de maneira racional devido à raiva e inveja, Hera era, muitas vezes, injusta. Em uma das ocasiões transformou a deusa Calisto, por quem Zeus se apaixonara, em um urso.

Apesar de todos esses atributos de Hera, ela ficou marcada na mitologia grega por ser uma deusa ciumenta e vingativa. Isso aconteceu porque Hera era constantemente traída por seu marido, Zeus. Além de monitorá-lo constantemente, Hera também se vingava daquelas que se envolviam com ele.

Isso aconteceu porque Hera, após ter sido libertada de correntes por Dioniso, transformou-o em uma divindade como recompensa. Hera teria sido acorrentada por Hefesto, deus da metalurgia. Não pare agora...

Zeus casou diversas vezes. Suas esposas foram Métis, Têmis, Dione, Eurínome, Mnemosine, Leto, Deméter e Hera, sendo essas duas últimas suas irmãs. A união com Hera foi chamada de “sagrada”, por ter sido a definitiva. Mesmo assim, Zeus teve muitas amantes entre as mulheres mortais e semideusas.

De acordo com a mitologia, Hera tinha como principal rival a deusa Afrodite (do amor). Muito vaidosa, Hera tinha raiva de Afrodite, pois queria ser mais bonita do que a deusa do amor.

Hera sentia um grande ódio de Hércules por ser fruto de uma traição de seu marido Zeus com uma mortal.

Apenas uma amante de Zeus ficou imune à fúria de Hera, que foi Maia. Mãe de Hermes e uma das sete plêiades filhas de Atlas, Hera admirava a beleza e a simpatia de Maia.

Segundo a tradição clássica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo, conferira a imortalidade aos deuses.

A famosa Guerra de Troia foi uma das poucas batalhas que Ártemis perdeu. Ela, que estava ao lado dos troianos, enfrentou Hera, que com grande força e fúria despedaçou o seu arco e flecha e a golpeou na cabeça. Assim, voltou ao Olimpo completamente triste e ferida.

Com pena dos homens, Prometeu roubou o fogo do Olimpo e o devolveu a eles, que agora eram livres para cuidar da sobrevivência. Quando soube da traição, Zeus ficou furioso e decidiu se vingar. A vingança contra os homens faz parte de uma outra história, a da caixa de Pandora, que fica para um outro dia.

Um caso simbólico foi o de Leto, deusa que engravidou de filhos de Zeus. Ela esteve grávida de Apolo e Ártemis, mas Hera, como vingança, impediu que ela desse à luz por meses, e, nesse período, Leto sentiu todas as dores do parto.

Apolo, filho predileto de Zeus,... - Curso de Mitologia Grega | Facebook.