Quem prende a Polícia?

Perguntado por: agois . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Apenas um juiz pode ordenar a prisão de alguém ou autorizar a entrada de um policial em uma residência, se não for o caso de flagrante delito.

Cada Polícia Militar é comandada, em cada Estado, por um oficial superior do posto de coronel, chamado de comandante-geral. Polícias civis: presentes em todos os Estados da federação, são chefiadas por delegados-gerais, que comandam por sua vez os delegados de polícia locais, responsáveis por cada distrito policial.

A prisão/apreensão em flagrante pode ocorrer nos casos em que a pessoa: I - Está cometendo a infração penal. II - Acaba de cometê-la. III - É perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qual- quer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração.

Bem, como dito acima, na atualidade, quem comanda a Polícia Militar são os governadores de cada estado. Isso porque o art. 144, §6º, da Constituição Federal, especificou que: § 6º.

FERIR A ÉTICA E A MORAL DA PM É MOTIVO DE EXPULSÃO
E o que faz esse militar ter uma pena leve, ou ser passível de uma expulsão, depende de como a sua conduta manchou o nome da corporação. Se feriu a ética e a moral da PM, a ponto de afetar a imagem da instituição, ele pode ser expulso.

As Forças Armadas são tidas como a polícia maior, devendo atuar em casos extremos para garantir a segurança nacional, a soberania e a integridade territorial. Deve, portanto, garantir a ordem pública, que é base do Estado Democrático de Direito.

Como titular da pasta, o secretário da Segurança Pública é a mais alta autoridade policial na escala hierárquica, estando subordinados a ele as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.

coronel

A mais alta patente da PM, o coronel tem sob sua responsabilidade o Comando-geral, e o Estado-maior, os comandos regionais, as diretorias que coordenam todas as assessorias do Comandante-geral.

Observa-se inexistir hierarquia entre militares federais e estaduais, ou seja, não há hierarquia entre Oficiais e Praças das Forças Armadas e policiais e bombeiros militares.

Enquanto a Civil é uma força mais voltada para a investigação, a Militar dedica-se à vigilância e repressão imediata e emergencial de atos criminosos ou ilícitos.

Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 82 500 policiais.

Segundo o art. 301 do CPP, qualquer do povo pode prender quem quer que seja encontrado em situação de flagrante, razão pela qual a alegação de ilegalidade da prisão – pois realizada por agentes que não tinham competência para tanto – não se sustenta.” (STJ, HC 244.016-ES, Rel.

O policial não pode te ameaçar, ser agressivo, gritar ou xingar. Ameaça para que alguém confesse algo tem nome: tortura. Sejam travestis, trans ou cis, a revista em mulheres só pode ser feita por outra mulher.

O salário médio nacional de Policial Militar é de R$4.855 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Policial Militar na sua região. As estimativas de salários têm como base os 510 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Policial Militar.