Quem pregava as indulgências?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Johan Tetzel, o pregador de indulgências que inspirou as 95 Teses, propôs que Lutero fosse queimado por praticar heresia e encomendou ao teólogo Konrad Wimpina da Universidade de Frankfurt que escreve 106 Teses para contrapor às de Lutero.

Resumo sobre o luteranismo
Os luteranos têm como base de sua crença a ideia de que sua salvação é garantida unicamente pela fé. Lutero não concordava com algumas práticas da Igreja, em especial as indulgências. Escreveu um documento chamado “95 teses”, contendo críticas à Igreja Católica.

Martinho Lutero

I – Martinho Lutero revoltou-se contra a venda de indulgências e ousou discordar da doutrina católica.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas.

Martinho Lutero não concordava com a cobrança de indulgências e era defensor da ideia de que a salvação é obtida pela fé.

A Reforma tem cinco pilares, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória).

seis horas

Ele orava até seis horas por dia, jejuava e praticava autorreflexão, mortificação e confissão. Mais tarde, Lutero disse: "Se alguma vez alguém conseguiu entrar no céu por ser um monge, eu quis fazer isso também."

Lutero utilizou a imprensa, tecnologia nova da época, para multiplicar seus escritos e distribuí-los pela Alemanha e o mundo. O teólogo traduziu a Bíblia para o alemão e questionou a realização de missas em latim, que impediam que toda a população entendesse o que os pregadores diziam.

Teses 41–47: As cartas de indulgências desencorajam obras de misericórdia por aqueles que as compram. Praticar a caridade é incomparavelmente mais importante do que comprar indulgências, já que a compra de uma indulgência sem dar nada aos pobres provoca a ira de Deus.

Críticas às indulgências
Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências.

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

Tetzel ficou conhecido pela concessão de indulgências em troca de dinheiro, o que permite a remissão de pena temporal devida ao pecado, a culpa do que foi perdoado, uma posição fortemente contestada por Martinho Lutero.

provenientes das ideias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).

Por isso, e por outras divergências, Lutero é considerado o principal responsável pela Reforma Protestante, bem como por mais um cisma na Igreja de Roma. João Calvino, por sua vez, nasceu na França do século XVI e também foi considerado um grande exegeta de sua época.

Na verdade, Lutero era contra as práticas abusivas na venda das indulgências, venda feita por pessoas inescrupulosas como era o caso do frade dominicano Johann Tetzel com quem Martinho Lutero entrou em atrito direto.